Entrada > Notícias > Empresa de Alumni da ESTG lança laboratório com a Microsoft
Publicado em: 25 Junho 2019

Empresa de Alumni da ESTG lança laboratório com a Microsoft

Orlando Ribas Fernandes, ex-estudante da ESTG, escola de Tecnologia e Gestão do P.PORTO, assinou um acordo de colaboração com a Microsoft para a criação de um laboratório de inovação de retalho partilhado em Portugal.

Orlando Ribas Fernandes, diplomado da Licenciatura em Engenharia Informatica da ESTG, é atualmente CEO da XnFinity, empresa que fundou em 2012 e que realiza trabalho no desenvolvimento, implementação, consultadoria, gestão e exploração de infraestruturas de sistemas de informação com o foco na conceção de produtos de software totalmente inovadores. Em 2014 a empresa ficou conhecida pela criação do PaperVault, uma plataforma que tem como principal funcionalidade agrupar todos os recibos/ faturas, facilitando aos consumidores a gestão financeira e reduzindo os custos inerentes à sua impressão em papel.  

Ao longo dos últimos anos a empresa tem trabalhado em Inteligência Artificial (IA) e a criação deste laboratório, deve-se à necessidade de acompanhar tendências e preencher as lacunas existentes no mercado do retalho em termos de inovação. Os retalhistas que se juntem ao laboratório terão acesso exclusivo a tecnologia inovadora, acesso a uma equipa de mentoria e inovação, prototipagem onde se espera gerar produtos competitivos e relevantes para o mercado.

Para Orlando Fernandes o laboratório "é um lugar aonde os retalhistas podem ter acesso exclusivo a criadores de inovação", o que, defende, permitirá reduzir os riscos de investimento para a indústria de retalho, quer online quer offline.

Assim a XnFinity para além da sua equipa de I&D irá agrupar as startups num laboratório garantindo-lhes o acesso à inovação e às plataformas onde podem testar e desenvolver os seus produtos com recurso à Inteligência Artificial, que serão comercializados com os retalhistas. Com a criação deste laboratório a empresa estima dar origem a 40 novos postos de trabalho altamente especializados. 

Combined Shape

Navigation