Entrada > Notícias > Entraste na ESTG?! Estávamos à tua espera!
Publicado em: 19 Setembro 2019

Entraste na ESTG?! Estávamos à tua espera!

Damos as boas-vindas a todos os novos estudantes que escolheram estudar na ESTG, escola de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto!

Entraste numa nova fase, que é o ensino superior, e a ESTG tem tudo preparado para te receber. À tua espera está um grupo de colaboradores e de estudantes da ESTG disponíveis para integrar e acolher quem chega à Escola.

O Auditório 2 da ESTG é o local onde podes fazer a tua matrícula e neste espaço podes obter ajuda durante todo o processo, bem como esclarecer outras questões que tenhas.

Quando e onde faço a minha matrícula?

A matrícula para os estudantes colocados nas Licenciaturas através do concurso nacional de acesso - 1ª fase, decorre de 09 a 13 de setembro

Os estudantes colocados nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais – 1ª fase, realizam matrícula de 16 a 19 de setembro

Os estudantes colocados nos Cursos de Mestrado - 2ª fase, realizam matrícula de 06 a 13 de setembro

ETAPAS DO PROCESSO DE MATRÍCULA

1. Rececionas as credenciais de acesso ao DOMUS, por email ou SMS
  2. Acedes ao sistema de matrículas em DOMUS.IPP.PT (Portal académico)
  3. Deves ter contigo os seguintes documentos:  Bilhete de Identidade ou Cartão de cidadão; Cartão de contribuinte (ou cartão de cidadão); Data da toma da vacina do tétano (capa e respetiva página do boletim de vacinas)
  4. Dentro do DOMUS, a aplicação de apoio à inscrição abrirá de imediato. Caso não se verifique acedes a <inscrições> <inscrições 2019/2020>
  5. Deves verificar e, se necessário, completar todos os dados pessoais e estatísticos de preenchimento obrigatório.
  6. Pagamento integral da propina, ou da 1ª prestação da mesma, acrescida da taxa de matrícula e do seguro escolar (necessário para validar matrícula)

Finalizadas estas etapas, tens de te dirigir aos Serviços Académicos da ESTG, para validar a matrícula! É obrigatório fazeres-te acompanhar do comprovativo de pagamento e dos três documentos acima referidos. O horário de atendimento dos serviços académicos será das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.

Quando é que começa / termina o Ano Letivo?

O ano letivo, na ESTG, arranca na segunda-feira, dia 30 de setembro de 2019 e encerra no final de setembro do ano seguinte. Todos os períodos de atividades letivas, pausas académicas e realização de exames, estão publicados no calendário escolar da ESTG. Este calendário está publicado e sempre disponível na página inicial do MOODLE ESTG.

Quero candidatar-me a uma bolsa de estudos | Como posso fazer?

Todos os estudantes que tenham intenção de fazer candidatura a bolsa de estudos podem fazer o pedido. O período de candidaturas decorre entre 25 de junho e 30 de setembro de 2019.

A candidatura é feita online e o formulário está disponível no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)

COMO POSSO OBTER AS CREDENCIAIS DE ACESSO À ÁREA RESERVADA?

Se já concorreu a bolsa de estudo em anos anteriores, utilize as credenciais (código de utilizador e palavra-chave) que lhe foram atribuídas.

Se é candidato ao concurso nacional de acesso e declarou que pretendia concorrer à atribuição de uma bolsa de estudo, deve utilizar o link que lhe foi enviado por correio eletrónico.

Se não está em nenhuma das situações anteriores deve aceder a portal.ipp.pt, fazer login com as credenciais da secretaria online, aceder às opções de menu SAS – Ação social > Bolsas de Estudo > Pré-registo e seguir as indicações

Mais info no site dos Serviços de Ação Social

Tenho uma ideia que gostaria que se transformasse num negócio | A ESTG pode ajudar-me?

Temos à tua disposição ferramentas práticas de empreendedorismo que te permitirão desenvolver as competências necessárias para criares a tua própria empresa/o teu projeto. O Gabinete de Apoio ao Empreendedor da ESTG tem um projeto pensado para ti, estruturado em três eixos distintos: a Formação e Capacitação, Incubação e a Geração de novos negócios. Entra em contacto com o Gabinete: gae@estg.ipp.pt

Como posso manter-me informado sobre as atividades da ESTG?

No site da ESTG podes encontrar, toda a informação da instituição, desde notícias, eventos, informação sobre cursos, formações, workshops, notícias de bolsas, ofertas de emprego, entre muito mais que vamos disponibilizando.

Com mais de 8400 seguidores, o Facebook é um dos locais mais escolhidos para acompanhar as notícias e eventos mais recentes, os últimos vídeos e as fotografias.

No Instagram, lançamos as mais diversas imagens das iniciativas e locais onde marcamos presença!

O Linkedin, serve muitas vezes de ponto de encontro dos estudantes, mas também dos diplomados da ESTG, é uma rede social com abordagem corporativa.

A conta do Twitter possibilita encontrar, de forma fácil e concisa, as novidades mais recentes de toda a instituição.

No YouTube, com o recurso a vídeos, é possível aceder a entrevistas, oferta formativa, testemunhos, reportagens, da ESTG e do Politécnico do Porto.

Por fim, no Issuu é possível acederes de forma digital a muitas publicações de grande relevo, como folhetos de oferta formativa, a ESTG em revista, manual de acolhimento e outras edições disponíveis.

É possível também através de uma assinatura na Newsletter, receberes todas as informações de cursos, notícias e eventos segmentado por área científica ou de uma forma generalizada.

Visita a nossa página, segue-nos nas redes sociais e acompanha todas as novidades da Comunidade ESTG!

Tens outras questões que não viste esclarecidas aqui, envia-nos um email:

Serviços Académicos da ESTG – sa@estg.ipp.pt

Serviço de Comunicação e Imagem - sci@estg.ipp.pt