Entrada > Notícias > ESTG apoiou a organização de Campeonato de Cibersegurança
Publicado em: 21 Novembro 2022

ESTG apoiou a organização de Campeonato de Cibersegurança

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto foi mais uma vez parceira na organização de um evento de cibersegurança.

A Portuguese Cybersecurity Competition é uma iniciativa do Amarante Tech Hub, promovido pelo Município de Amarante através da InvestAmarante, à qual a nossa Escola se associou. O Campeonato Nacional de Cibersegurança realizou-se, nas instalações do Instituto Empresarial do Tâmega no dia 12 de novembro, tendo juntado, em formato online e presencial, inúmeros entusiastas nacionais e internacionais. Os primeiros classificados foram contemplados com prémios monetários.

A ESTG além de apoiar a organização do evento, marcou presença através do vice-presidente João Paulo Magalhães, do docente Marco Gomes, e de diversos estudantes e alumni dos cursos de Informática. O ambiente foi de partilha das boas práticas, de momentos de networking e de uma grande interajuda para a resolução dos desafios e consequentemente do fortalecimento de competências.

Para João Paulo Magalhães, vice-presidente da ESTG, esta competição tem vários pontos a destacar. Começa por referir o facto do mesmo permitir aos concorrentes um contacto com desafios de cibersegurança empolgantes e realistas que são executados num ambiente de partilha, permitindo dessa forma uma aprendizagem cooperativa.

O vice-presidente destaca também a relação ganho-ganho que se cria entre as empresas que promovem e apoiam o evento e os entusiastas da área. “São relações que contribuem para a mitigação das necessidades das empresas na área e para os entusiastas/profissionais em cibersegurança que contribuem com o seu know-how.” Se esta primeira edição contou com uma energia vibrante, num espaço – IET Amarante – com ótimas condições para acolher o evento, João Paulo diz com confiança, que a “próxima edição irá com certeza superar o sucesso da primeira”.