Entrada > Notícias > ESTG assinala “Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho” com evento organizado pelos estudantes
Publicado em: 16 Junho 2017

No âmbito da unidade curricular de Técnicas de Informação e Comunicação os estudantes das Licenciaturas em Engenharia de Segurança do Trabalho, em Segurança do Trabalho e Ambiente e em Ciências Empresariais realizaram dois eventos.

O primeiro evento designado por Seminário de Prevenção de Acidentes de Trabalho e o segundo evento as VI Jornadas de LEST/LSTA/LCE subordinadas ao tema da Construção, Conservação e Reabilitação de Infraestruturas.

O Seminário de Prevenção de Acidentes de Trabalho decorreu no dia 28 de abril para a assinalar na ESTG, a comemoração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Este dia surgiu no ano de 1996, em Nova lorque, na Organização das Nações Unidas onde se realizou a primeira cerimónia com o objetivo de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, onde foi construído um memorial para recordar todos aqueles que perderam a vida enquanto trabalhavam ou que contraíram doenças relacionadas com a sua atividade profissional. Estava assim consagrado o Dia Internacional de Luto pelas Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais.

As VI Jornadas LEST/LSTA/LCE decorreram no dia 19 de maio. A seleção da temática das VI Jornadas pretendeu-se com as campanhas de sensibilização sobre a prevenção de riscos profissionais desenvolvidas pela Autoridade para as Condições de Trabalho e devido aos elevados indicadores de sinistralidade neste setor de atividade. Neste evento colaboraram representantes de diversas entidades, nomeadamente da Câmara Municipal de Felgueiras, da Autoridade para as Condições de Trabalho, do Colégio de Medicina do Trabalho, do Tribunal da Comarca do Porto Este, de empresas de construção e reabilitação, de companhias de seguros, entre outros.

Em paralelo, com o evento decorreu uma exposição de Equipamentos de Segurança da empresa Empilhadores de Lousada e uma exposição de Equipamentos de Proteção Individual da empresa Sartis.