Entrada > Notícias > ESTG celebrou os seus 23 anos
Publicado em: 21 Novembro 2022

ESTG celebrou os seus 23 anos

A sessão comemorativa do 23.º aniversário da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto decorreu no dia 18 de novembro, numa cerimónia que juntou a comunidade académica e a comunidade externa.

Luís Lima, Presidente da ESTG, foi o anfitrião e começou por agradecer a presença de todos os que se associaram à comemoração do 23º Aniversário da ESTG, afirmando que a presença do Presidente da CCDR Norte, António Cunha, “eleva e amplia a responsabilidade que sentimos com o Tâmega e Sousa”. O Presidente dispensou de referir novamente a necessidade de instalações para a ESTG, deixando para o Presidente do Politécnico do Porto a apresentação de novas informações. O Presidente agradeceu ainda à Escola Superior de Media Artes e Design a exposição patente na ESTG, com os trabalhos dos estudantes de Design. Num discurso centrado nas pessoas e para as pessoas, o Presidente agradeceu o “esforço e dedicação que todos colocam e colocaram ao serviço da Escola, desde a sua génese.”

Várias foram as entidades da sociedade presentes na cerimónia, como os Deputados, António Lopes Faria, Hugo Carvalho e Márcia Passos; a secretária da Mesa da Assembleia Municipal de Felgueiras, Margarida Sousa; Vice-Presidentes e Vereadores das Câmaras Municipais da região do Tâmega e Sousa, e do Município de Paredes; Primeiro Secretário da CIM Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, Vice-Presidentes e Pró-Presidentes do Politécnico do Porto; Presidentes e Vice-Presidentes dos Órgãos de Gestão das oito Escolas do P.PORTO; Diretor da Fundação AEP, Diretora Executiva do CETS e dos Presidentes dos Institutos e Associações Empresariais locais;  dos representantes da Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras, da Unidade Local da ACT do Porto e de Penafiel, da Autoridade Tributária, da Ordem dos Contabilistas, da Ordem dos Engenheiros, da Ordem dos Engenheiros Técnicos, da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução; Presidentes e Comandantes das Associações Humanitárias de Bombeiros do concelho de Felgueiras; das Instituições de formação e ensino da região; e ainda representantes de empresas e de organizações da sociedade civil.

Hugo Leal, Presidente da Associação de Estudantes da ESTG, deixou os Parabéns à Escola e mostrou-se grato ao Presidente da ESTG, Luís Lima, afirmando que a comunidade estudantil está “contente com o dinamismo estabelecido com os estudantes e com a escola”. O Presidente da AE ESTG, numa palavra dirigida ao Presidente da CCDR Norte, lembrou as necessidades dos estudantes em termos de mobilidade nesta região.

Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, deixou mais uma vez um comprometimento com a Escola. O Presidente deixou uma preocupação com a preparação do futuro e da fixação de mão de obra na região e vê na ESTG uma estrutura importantíssima neste sentido. Nuno Fonseca exaltou ainda o plano de ferroviária com as ligações do Porto a Felgueiras, através dos vários projetos em aberto.

“A ESTG é uma exemplo elucidativo daquilo que uma unidade orgânica deve ser enquanto impulsionar do dialogo permanente do mundo empresarial, do trabalho e das tecnologias bem com na prossecução do trabalho do P.PORTO” afirma Paulo Pereira, Presidente do P.PORTO. Numa referência à Cerimónia de Tomada de Posse do Prof. Luís Lima, enquanto Presidente da ESTG, Paulo Pereira reafirma a consciência da insuficiência das instalações da Escola. O Presidente afirma que esta situação será progressivamente melhorada, estando “programada a concessão de 3 salas para atividades de valorização e transferência de tecnologia, salas de aula e uma residência de estudantes com o financiamento que provêm do Programas como o Norte 2020, Programa de Recuperação e Resiliência, e com financiamento próprio do P.PORTO”.

Para o Presidente da CCDRN, António Cunha, os indicadores apresentados pelo Presidente da ESTG e pelo Presidente do P.PORTO, “só podem orgulhar a Comunidade”. António Cunha agradeceu ao Presidente Lima o convite que lhe endereçou para a Sessão, afirmando que fez questão de estar presente.  “Há algo de muito positivo no ar e por isso também congratular a Escola e território por isso”, exaltou António Cunha identificando a relação de proximidade ao Município de Felgueiras e as aos restantes Municípios da região envolvente, às associações empresariais, à proximidade e comprometimento de estudantes e docentes. “23 anos de um percurso que vai sendo consolidado e que vai cada vez dando mais provas da sua qualidade”, continua. O Presidente da CCDRN nomeou ainda as verbas que a Escola beneficiou do Norte 2020, referidas pelo Presidente do P.PORTO, nomeadamente na estrutura de interface com as empresas, a concluir no primeiro semestre do próximo ano.

O protocolo entre a ESTG e o Município de Felgueiras permitiu a entrega de sete prémios de mérito no valor de 1000€, aos estudantes residentes no concelho, que ingressaram no 1º ano com a nota mais elevada em cada uma das Licenciaturas da ESTG.

Mais um ano, pudemos ainda contar com a parceria da empresa SoftIdeia, com a entrega de um prémio de 1000€ ao estudante com o melhor desempenho académico na Licenciatura em Sistemas de Informação para a Gestão.

Terminámos a tarde com a atuação da AvenTUNA. Parabéns ESTG!