Entrada > Notícias > ESTG colabora na produção de viseiras de proteção para os hospitais
Publicado em: 26 Março 2020

ESTG colabora na produção de viseiras de proteção para os hospitais

Numa resposta às necessidades identificadas pelo Serviço Nacional de Saúde, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão junta-se à Porto Global Hub, sob coordenação da Escola Superior de Educação, para produzir viseiras de proteção integral para os profissionais de saúde.

Na conjuntura atual, todos os esforços no sentido de apoiar os profissionais de saúde a realizarem o seu trabalho em segurança são essenciais e preciosos. A mobilização do corpo docente que integra o projeto foi imediata, mesmo em altura de suspensão das atividades letivas presenciais.

Prudência Coimbra, Presidente da ESE, descreve esta ação como “o reconhecimento de uma necessidade imperiosa e a capacidade de resposta do Politécnico do Porto da sua missão na sociedade”. “Dada as atuais necessidades do Serviço Nacional de Saúde, e o excelente serviço prestado, sentimos a necessidade colocar ao serviço as nossas competências e contribuir para estes tempos difíceis."

A viseira está a ser produzida em impressoras 3D, com elástico e acetatos, tem por base um projeto que tem vindo a ser desenvolvido, modificado e produzido internacionalmente seguindo o modelo original de Josef Prusa e alterado para usar folhas de acetato A4.

O protótipo já foi experimentado e despertou o interesse dos hospitais portugueses. Depois de passar a fase de testes, a viseira, desenvolvida com material reutilizável, já começou a ser distribuída pelas instituições do Serviço Nacional de Saúde.

 

Notícias relacionadas

Politécnico do Porto faz viseiras para hospitais e apela à doação de acetato | in TVI 24

Politécnico do Porto produz viseiras de proteção para os hospitais | in Sic Notícias

Politécnico do Porto faz viseiras para hospitais e pede doação de acetato | in País ao Minuto

ESTG de Felgueiras constrói viseiras 3D para o Serviço Nacional de Saúde | in A Verdade

Covid-19: Politécnico do Porto faz viseiras para hospitais e apela à doação de acetato | in Sapo 24

 

Fotografia de médica do Serviço de Urgência no Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga para a área Covid-19 equipada com viseira produzida no P.PORTO
Combined Shape

Navigation