O projeto SAFE – Solutions for Assisting and Facilitating Equity, aposta no uso de inteligência artificial para apoiar a prevenção da reincidência em casos de violência doméstica.
O projeto é coordenado por Marisa Ferreira, com participação dos investigadores Óscar Oliveira e Ana Borges, e propõe a criação de um sistema digital inovador que permita às entidades locais analisar dados territoriais e socioeconómicos para antecipar situações de risco e melhorar a resposta institucional.
Na sua fase piloto, o sistema será implementado em dois a três municípios, com integração de dados da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), garantindo a recolha automatizada e estruturada de informação, com vista à criação de políticas públicas mais eficazes e orientadas por dados reais.
Este projeto sublinha o papel da ESTG enquanto agente ativo na promoção de justiça social e inovação aplicada, colocando a ciência ao serviço das comunidades e do combate às desigualdades. A iniciativa enquadra-se na estratégia do CIICESI com a investigação, cruzando competências tecnológicas com preocupações sociais urgentes.
A seleção deste projeto no Concurso Science4Policy representa mias uma valorização da qualidade científica e tecnológica da ESTG.

