Entrada > Notícias > ESTG é parceira do Munícipio de Amarante em projeto europeu
Publicado em: 12 Julho 2021

ESTG é parceira do Munícipio de Amarante em projeto europeu

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto é parceira do Município de Amarante no projeto europeu iPlace.

O projeto iPLACE ao qual a Escola Superior de Tecnologia e Gestão se associa é liderado pelo Município de Amarante, enquanto líder da rede iPLACE que  inclui ainda as seguintes cidades: Heerlen (Holanda), Pori (Finlândia), Balbriggan (Irlanda), Gabrovo (Bulgária), Medina del Campo (Espanha), Grosseto (Itália), Saldus (Letónia), Parnu (Estónia) e Kocevje (Eslovénia).

O iPLACE é focado em cidades da União Europeia de pequena dimensão, que têm em vista a criação de estratégias diferentes e únicas de desenvolvimento económico, geradoras de ecossistemas de inovação urbana. O que se pretende é que, em cada cidade, os parceiros locais se concentrem no aprofundamento e compreensão das respetivas forças e potencialidades, estabelecendo métodos quer para revitalizar a economia, quer para preparar a cidade para as mudanças da economia do futuro, que terá, cada vez mais, uma base tecnológica.

O projeto decorre no âmbito de um projeto Urbact para a criação de planos de ação para o desenvolvimento sustentável, e nele participam os nossos docentes Vitor Braga, Nelson Duarte e Carina Silva.

No âmbito do projeto, o Município de Amarante promove, dias 16 e 17 de julho, o hackathon “Amarante Go Tech”, um concurso de ideias tecnológicas para estimular o desenvolvimento territorial e o empreendedorismo de base tecnológica. Os três melhores projetos recebem prémios no valor de 1500€, 1000€ e 500€ em vales de compras na economia local. Pode inscrever-se até dia 15 de julho em www.amarantechhub.com. Este concurso é aberto a todas as pessoas e organizações que tenham o desejo de pensar em como a tecnologia poderá transformar positivamente Amarante. Participem!

Foto: Município de Amarante