Entrada > Notícias > ESTG e Petapilot iniciam projeto de investigação Neurat
Publicado em: 05 Agosto 2019

ESTG e Petapilot iniciam projeto de investigação Neurat

A ESTG, escola de Tecnologia e Gestão do P.PORTO, e a empresa tecnológica Petapilot, integram o consórcio para o desenvolvimento de um projeto de investigação nas áreas da Ciência de Dados e Inteligência Artificial, o Neurat.

A candidatura em co-promoção, recentemente aprovada, ao projeto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico tem o valor aproximado de 450.000€ e é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O Neurat tem início no final de julho de 2019.

O principal objetivo do projeto é o desenvolvimento de um Sistema de Suporte à Decisão para o domínio da Auditoria Financeira. Este sistema visa facilitar e melhorar o trabalho do auditor financeiro a diferentes níveis, nomeadamente permitindo a análise e extração de conhecimento de uma maior quantidade de documentos financeiros, automatizando processos, e formalizando o conhecimento implícito do domínio para que este possa ser enriquecido e reaproveitado pelos auditores nos seus processos de tomada de decisão.

O projeto tem um cariz fortemente aplicacional, e resultará num impacto positivo na eficiência e eficácia dos processos de auditoria ao permitir aos auditores conduzir um maior número de auditorias que serão também mais abrangentes. Da utilização do sistema a desenvolver resultará ainda uma maior transparência das decisões tomadas.

A equipa do projeto integra investigadores da ESTG, colaboradores da Petapilot, e ainda estudantes na qualidade de bolseiros. Desta forma, o projeto contribuirá também para a formação avançada dos estudantes em tópicos inovadores nos quais se inclui a Ciência dos Dados e a Inteligência Artificial, em linha com a missão da ESTG.

A aposta da ESTG nestas áreas do conhecimento materializou-se na recente criação, em conjunto com a Petapilot, do Centro de Desenvolvimento de Competências em Data Analytics e Business Intelligence, que vê na aprovação deste projeto o seu primeiro grande resultado.