O congresso visa partilhar avanços em Investigação Operacional — desde desenvolvimento teórico e metodológico até à sua aplicação prática —, com vista a impulsionar soluções inovadoras e sustentáveis para desafios empresariais e sociais.
Sara Martins, docente da ESTG — com vasta experiência em áreas como desperdício alimentar, logística colaborativa, cadeias de abastecimento sustentáveis e distribuição — assume a presidência do comité organizador do congresso IO2025, que conta também com as docentes Aldina Correia, Eliana Silva, e Sofia Gomes.
Sobre o Congresso
O tema “A IO para um empreendedorismo sustentável” reflete a visão estratégica de que a Investigação Operacional — enquanto disciplina dedicada à otimização de processos, gestão de recursos e apoio à decisão com base em modelos quantitativos — é crucial para promover práticas empresariais mais eficientes, ecológicas e socialmente responsáveis.
Convite à Comunidade
Investigadores, académicos, estudantes e profissionais ligados à Investigação Operacional e áreas afins são convidados a participar nas sessões científicas e plenárias onde não faltarão oportunidades de networking.
A organização do IO2025 reforça o compromisso da ESTG com a disseminação científica, o envolvimento institucional e o diálogo com a comunidade e as empresas.

