Entrada > Notícias > ESTG organizou a I Conferência Ibérica de Registos e Propriedade Intelectual
Publicado em: 21 Dezembro 2020

ESTG organizou a I Conferência Ibérica de Registos e Propriedade Intelectual

A 1ª edição da Conferência Ibérica de Registos e Propriedade Intelectual (CIRePI) decorreu em formato online, a 11 de dezembro, e contou com cerca de 150 participantes.

Nesta primeira edição da conferência CIRePI foi abordada a relação da propriedade intelectual com a indústria da moda, por ser uma temática de extrema importância para a atividade económica e industrial da região, e que tem suscitado crescente interesse entre empresários e juristas ibéricos. Com a temática da competência dos solicitadores e com um fim eminentemente profissionalizante promovemos a área da Propriedade Intelectual como uma saída profissional relevante e de futuro para os nossos licenciados e mestres em Solicitadoria.

Na parte da manhã foram convidados do painel sobre Registos, Publicidade & Moda, Maria del Mar Maroño Gargallo, Professora titular da Faculdade de Direito da Universidade de Santigo de Compostela, Mara Moreira do Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial e do Centro Tecnológico do Calçado em Portugal e Carlos de Matos, Presidente do Conselho Superior da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução, com moderação de Maria João Machado, Diretora da Licenciatura em Solicitadoria da ESTG.

O 2º painel - Propriedade Industrial & Moda, foi moderado por Luís Couto Gonçalves, Prof. Catedrático da Escola de Direito da Universidade do Minho, a quem se juntou, Ángel Garcia Vidal, Professor acreditado como Catedrático da Faculdade de Direito da USC, Sandra Silva, Técnica Superior do Departamento de Relações Externas do INPI, e Pedro Dias Venâncio, Docente da ESTG.

O 3º e último painel - Direito de Autor & Moda, contou com a presença de Maria Victoria Rocha, Prof. Auxiliar da Escola de Direito da Universidade Católica do Porto e Ana Isabel Guerra, Docente da ESTG, sob moderação de Susana Machado, Diretora do Mestrado em Solicitadoria da ESTG.

O evento está inserido nas atividades extracurriculares da Licenciatura e do Mestrado em Solicitadoria, e dentro do âmbito de investigação e promoção do conhecimento científico do CIICESI, centro de investigação da ESTG.

A avaliação final do evento não podia ser mais positiva e a próxima edição da CIRePI está garantida para 2022. A cada ano teremos uma Conferência Ibérica, pelo que, já em 2021 voltamos com a realização da CIReN – Conferência Ibérica em Registos e Notariado, que vai já para a sua V edição. Traremos novas e emergentes temáticas e contamos com a vossa presença.