Entrada > Notícias > ESTG participa em BIP pelo ODS 12
Publicado em: 12 Abril 2023

ESTG participa em BIP pelo ODS 12

No início do mês de março, estudantes e docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto participaram num BIP - Blended Intensive Programs, na Universidade de Léon.

O BIP consiste num curso intensivo e interdisciplinar, que combina uma componente de mobilidade física de curta duração com uma componente online de forma a promover formas inovadoras de ensino e aprendizagem.

O espaço i-Lab da Universidade de Leon foi o cenário de trabalho para estudantes e professores de instituições de ensino superior de Portugal, Hungria e Roménia, integrarem equipas internacionais e desenvolverem através de jogos, competências relacionadas com o objetivo de desenvolvimento sustentável nº 12 das Nações Unidas - consumo e produção responsáveis.

“Lets´play for SDG 12” é o título do projeto que tinha como principal objetivo o desenvolvimento de ferramentas para a promoção do consumo sustentável, por meio da gamificação e do design thinking. Um processo de aprendizagem que visa dotar os alunos de conhecimentos e competências relacionados com o ODS 12, bem como o processo de certificação e rotulagem de produtos sustentáveis, a compreensão de metodologias ágeis como o design thinking e o desenvolvimento de ferramentas promover o consumo responsável em seleções nacionais e internacionais.

A componente virtual consistiu num seminário de formação e num exercício de trabalho em equipa antes da mobilidade física. Durante a fase presencial, as equipas desenvolveram o jogo por meio da metodologia Design Thinking.

Marisa Ferreira, Vice-Presidente da ESTG e Alexandra Braga, Diretora da Licenciatura em Ciências Empresariais acompanham os estudantes, Ana Catarina Teixeira, Carlos Santos e Diogo Jesus. Presentes estiveram  também docentes e estudantes a Universidade da Beira Interior, a Faculty od Business Adminsitration da University of Szeged e a National School of Political and Administrative Studies SNSPA.