Entrada > Notícias > ESTG participa em projeto de investigação de moda sustentável
Publicado em: 18 Fevereiro 2020

ESTG participa em projeto de investigação de moda sustentável

A ESTG, escola de Tecnologia e Gestão do P.PORTO, participa num projeto de investigação, em parceria com a Vintage for a Cause, sendo responsável pela avaliação de impacto ambiental e social.

O programa From Granny To Trendy é uma iniciativa da Vintage For a Cause, onde se realizam workshops de costura, com duração de três meses, para mulheres com mais de 50 anos e desempregadas de longa duração. O trabalho consiste em aproveitar e transformar as roupas que temos em nossas casas e que já não usamos.

A Vintage for a Cause é uma marca que apresenta roupas cem por cento recicladas, originais e exclusivas, que resultam da combinação de peças usadas com desperdícios têxteis, através de técnicas de costura a outras manualidades, como o tricô ou o croché.

Os resultados finais dos trabalhos desenvolvidos por estas mulheres foram apresentados no desfile de moda, que decorreu no passado sábado, dia 15 de fevereiro, no novo terminal de cruzeiros, em Matosinhos. Chamou-se à atenção para a moda do desperdício material e humano, com festejos da beleza e do valor da mulher, independentemente da sua idade. O desfile contou com cerca de 50 costureiras participantes, que vestiram as suas peças e desfilaram para a plateia.

A ESTG participou, neste projeto de investigação, em parceria com a Vintage for a Cause, através das Professoras Marisa Ferreira, Amélia Carvalho e Alexandra Braga e dos estudantes da Licenciatura em Ciências Empresariais, Diana Machado, José Pereira e Cláudio Pinto.  Durante todo o dia, as docentes e os estudantes recolheram vários dados, através de questionários e entrevistas individuais e em grupo, que servirão para o desenvolvimento do seu trabalho de investigação. Este é sem dúvida um projeto pilar de sustentabilidade económica, social e ambiental, a que a ESTG se associa.

Foto: Câmara Municipal de Gondomar