Entrada > Notícias > ESTG presente na entrega dos prémios Lousada Educa+
Publicado em: 26 Março 2024

ESTG presente na entrega dos prémios Lousada Educa+

A convite do Município de Lousada, Luís Lima, Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto integrou o júri para a atribuição dos prémios da edição deste ano do projeto “Lousada Educa +”.

Os prémios relativos à quinta edição foram entregues, no dia 13 de março na Escola Básica e Secundária Lousada Norte, na presença do Vereador do pelouro da Educação, Dr. António Augusto Silva, do Presidente da ESTG, Prof. Doutor Luís Lima, e da Dra. Olga Melo, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

O “Lousada Educa +” é uma iniciativa que pretende apoiar projetos escolares, de modo a promover uma cultura de excelência educativa, valorizando o saber, a investigação, a divulgação, a solidariedade e participação cívica, enquanto elementos importantes no desenvolvimento pessoal e comunitário.

O primeiro prémio, de 1000 euros, foi para o projeto “Leitura & Companhia”, do Agrupamento de Escolas de Lousada Este. Em segundo lugar, com um prémio monetário de 750 euros, ficou o projeto “Cantinho das Aromáticas” da Escola Básica e Secundária Lousada Oeste. “Um Minuto de Ciência”, do Agrupamento de Escolas Mário Fonseca ficou em terceiro lugar, tendo sido atribuído um prémio no valor de 500 euros. Foram também entregues duas menções honrosas. “Cantinho das Emoções”, da Escola Básica de Caíde de Rei, e “Lodares 1000 anos de História”, da Escola Básica de Lodares, foram os projetos distinguidos.

Projetos vencedores

O projeto “Leitura & Companhia” foi dinamizado pelo 5.º A, do Agrupamento de Escolas Lousada Este, no ano letivo anterior, na área curricular de Cidadania e Desenvolvimento, tendo continuidade até ao final do segundo ciclo. Pretende, através da leitura, promover a inclusão intergeracional, incentivando o convívio e as trocas entre diferentes gerações, nomeadamente dos idosos utentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Lousada e da Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo com os alunos da Escola Básica de 2.º e 3.º ciclo de Caíde de Rei. Desta forma, estimular as interações dos alunos com os seus pares com “necessidades especiais” e que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem, e encorajar a descoberta das diferentes vivências, realidades e universos de aprendizagem dos vários elementos da turma.

O projeto “Cantinho das aromáticas” surgiu este ano no Centro Apoio à Aprendizagem, com os alunos ao abrigo da Educação Inclusiva. O objetivo principal passa por proporcionar aos alunos um espaço onde possam ver as plantas crescerem e as suas texturas, apreciarem as suas flores e pétalas, tal como o cheiro das mesmas, e, quando aplicável, degustarem os seus frutos. A construção envolveu professores de várias áreas disciplinares, os alunos ao abrigo da Escola Inclusiva e muitos outros. O envolvimento tem sido crescente na escola, tendo um impacto muito positivo nos alunos e, por isso, está pensado dinamizá-lo e alargá-los às restantes escolas do agrupamento.

“Um minuto de ciência” tem como objetivo divulgar, junto da comunidade escolar, pequenos vídeos alusivos aos conteúdos que os alunos estão a desenvolver num determinado momento nas disciplinas do departamento de Ciências Experimentais. A divulgação interna é feita através do canal da AEMF-TV havendo, posteriormente, a divulgação destas produções também no youtube. Cada turma do 2.º e 3.º ciclo e do Ensino Profissional contribuiu com um minuto de ciência, promovendo assim o interesse pela área das ciências.