Entrada > Notícias > ESTG recebe um investimento de 4M€ em instalações
Publicado em: 03 Janeiro 2023

ESTG recebe um investimento de 4M€ em instalações

A assinatura do contrato para a elaboração do projeto de ampliação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto decorreu no dia 29 de dezembro de 2022.

O Presidente Luís Lima partilhou com a Comunidade ESTG a “realização do Ato Público de Celebração do Contrato de Empreitada de Ampliação da ESTG, integrando a mesma um Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia, no âmbito da estratégia regional de especialização.”

O ato formal de assinatura do contrato leve lugar na Presidência do Politécnico do Porto, realizado pelo Presidente do Politécnico do Porto, Paulo Pereira, e pelo Administrador da NVE, o engenheiro José Maria Nogueira. O evento contou ainda com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, e com o Secretário da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, entre outros.

A ampliação do edificado é um projeto desejado há mais de 20 anos, destinado a colmatar os constrangimentos de espaços letivos da Escola, bem como para reforçar a ligação com o tecido empresarial através da valorização e transferência do conhecimento e tecnologia.

A ESTG tem-se apresentado como o principal agente do conhecimento e qualificação superior das pessoas da região do Tâmega e Sousa, devidamente alinhada com os principais objetivos estratégicos da mesma. Importa, ainda, sublinhar a articulação contínua com o tecido empresarial existente, que se tem destacado pela capacidade de modernização e reforço de investimento.

A assinatura do contrato de empreitada, no valor de 3,7 milhões de euros, foi celebrada com a empresa NVE Engenharias SA, sendo o primeiro passo para iniciar o alargamento e reformulação do recinto, reabilitando infraestruturas e abrindo, ainda, a possibilidade para a instalação de uma residência de estudantes, já em 2023.

O projeto, apresentado pelo arquiteto Rodrigo Patrício, concretiza um espaço de abertura e disponibilidade à cidade de Felgueiras e região envolvente, pilar estratégico da missão da Escola, cujo posicionamento foi enfatizado na sessão pelo Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, e pelo Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto.

De salientar, ainda, a integração neste contrato de um Centro de Valorização de Transferência e Tecnologia, financiado pelo Norte 2020. Esta estrutura de interface multifuncional tem como missão contribuir para fazer da região uma referência europeia nas áreas tecnológicas estratégicas, integrando conhecimentos científicos e soluções inovadoras que favoreçam o desenvolvimento de setores emergentes e a incorporação de tecnologias de uso geral em setores tradicionais, para a diversificação e melhoria da competitividade do tecido empresarial.

Este projeto ambicioso enquadra-se num esforço de mobilização da Presidência do P.PORTO em reforçar a sua presença na região do Tâmega e Sousa, um dos pontos-chave do Programa de Ação da atual Presidência, e insere-se num contexto mais vasto de requalificação do edificado, a realizar nos próximos quatro anos, com um investimento superior a 30 milhões de euros, executado com recurso a receitas próprias do P.PORTO e a financiamento comunitário.