Entrada > Notícias > ESTG retoma a atividade letiva através de videoconferência
Publicado em: 17 Março 2020

ESTG retoma a atividade letiva através de videoconferência

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto (P.PORTO) retoma a atividade letiva assegurando as aulas em formato de videoconferência.

Foi assumido o princípio, por parte da ESTG e do P.PORTO, de que os estudantes não deverão ser prejudicados com a suspensão das atividades e que tudo se fará para minimizar as dificuldades.

Lembramos que a ESTG tem encerradas as suas instalações, desde a segunda-feira passada, dia 09 de março, depois da Presidente da Escola, Dorabela Gamboa, ter considerado prudente encerrar todos os locais onde existe atividade letiva, no seguimento da decisão da Direção Geral de Saúde em encerrar todas as escolas básicas, preparatórias e secundárias nos concelhos de Felgueiras e Lousada.

Durante estes dias de suspensão das aulas, testámos as tecnologias disponíveis para aferir a possibilidade de utilização na lecionação das aulas à distância. Algumas aulas foram, já, realizadas através de videoconferência para servirem como teste. O feedback por parte dos docentes e dos estudantes foi muito positivo e como tal, a Presidente da Escola formalizou o início da lecionação por videoconferência de todas as aulas a partir de segunda-feira, dia 16 de março.

Em comunicado aos estudantes a Presidente, Dorabela Gamboa, informa que “Temos todos a completa noção que este cenário não é o ideal, pois gostaríamos de estar na ESTG com o funcionamento regular das aulas.
Infelizmente, as condições excepcionais que o país atravessa, obrigam-nos a sermos criativos na apresentação de soluções para os problemas que vão surgindo. Neste momento, esta parece ser a melhor solução.
Naturalmente, que iremos apresentando novas soluções sempre que se torne necessário. Iremos também resolver outros problemas que as aulas por videoconferência não conseguem solucionar.

As aulas serão lecionadas no respetivo horário da turma, seguindo-se as instruções dos respetivos docentes. O Centro de Informática da Escola dará o apoio necessário nas dificuldades encontradas, quer por parte dos docentes, quer por parte dos estudantes.

Entretanto, mantemos toda a atenção sobre o evoluir da situação na região, no país e no mundo, e preparamos as medidas necessárias para quando for possível retomar a normalidade.

13/03/2020