Entrada > Notícias > ESTG reuniu a comunidade académica para celebrar abril
Publicado em: 06 Maio 2024

ESTG reuniu a comunidade académica para celebrar abril

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão Politécnico do Porto celebrou de forma intensa o mês de abril, com as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos.

Estudantes, docentes e funcionários reuniram-se em uma série de eventos e atividades para celebrar este marco histórico que moldou o destino de Portugal.

As comemorações iniciaram-se com a inauguração da exposição de escultura “Formas de Liberdade” de Vítor Machado, seguido da leitura de poemas de abril, pela voz dos estudantes Glória Silva, Helena Pereira, Jorge Costa e Mariana Monteiro, da Vice-Presidente da ESTG, Marisa Ferreira, e da colaboradora dos Serviços Académicos, Sandra Lopes.

As semanas seguintes foram de intensa atividade, com pinturas, exposições, oficinas artísticas, palestras, conversas descontraídas com espaço para café. Estes eventos proporcionaram oportunidades para reflexão, aprendizagem e interação, promovendo uma maior compreensão dos eventos históricos com grande impacto no presente.

Em todos os eventos tivemos discursos emocionantes que ressaltaram a importância da democracia e da liberdade, valores que são pilares fundamentais da comunidade académica. Destacou-se também a presença de convidados especiais e figuras proeminentes da política e da cultura, que partilharam as suas experiências e visões sobre o significado do 25 de abril na sociedade contemporânea.

As celebrações culminaram com músicas de abril pela voz de Catarina Perdigão e Gil Godinho na guitarra.

As comemorações dos 50 anos do 25 de abril na ESTG estiveram a cargo dos docentes da ESTG Susana Machado e José António Oliveira e foram um testemunho vibrante do compromisso da comunidade académica com os valores democráticos e o legado dos heróis que lutaram por uma nação livre e justa.