Entrada > Notícias > ESTG vê aprovada candidatura para CVTT
Publicado em: 26 Abril 2022

ESTG vê aprovada candidatura para CVTT

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto (P.PORTO) viu aprovada uma candidatura submetida no âmbito do aviso NORTE-46-2021-52 Infraestruturas Tecnológicas (IT) da Região Norte: Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia (CVTT) - Universidades e Institutos Politécnicos.

A candidatura agora aprovada prevê a criação de infraestruturas técnicas e tecnológicas que visam dotar as empresas e as entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) de espaços de colaboração e laboratórios, fulcrais para uma eficiente transferência do conhecimento produzido.

Esta candidatura, em parceria com o polo da Asprela, PORTIC, tem como objetivo reforçar as sinergias de I&D&I existentes e a criação de novas formas de colaboração, novos projetos de valorização e transferência de conhecimento para o tecido empresarial e, a prestação de serviços de inovação.   Sendo esta premissa uma das apostas da Presidência da ESTG, a participação da Escola neste convite responde a um dos objetivos estratégicos definido há 7 anos, tendo vindo a ser alcançado ao longo dos últimos anos através do ecossistema de I&D&I criado e dos resultados obtidos no âmbito da atuação do Gabinete de Apoio ao Empreendedor (GAE).

A concretização deste projeto conta com um investimento total de cerca de 800 mil euros, compreende ações de desenvolvimento e implementação, nomeadamente a construção de 3 salas para atividades de valorização e transferência de tecnologia, ideais e necessárias para reforçar a resposta às inúmeras solicitações do tecido empresarial do Tâmega e Sousa. A criação desta infraestrutura está incluída na construção da Fase 1 das instalações da ESTG.

Estão ainda previstas sessões de interação entre as empresas e as entidades do SCTN, quer para apresentação de resultados de I&D (investigadores), quer para apresentação das necessidades de I&DT (empresas). Além de sessões temáticas, workshops, sobre várias vertentes ligadas à inovação e à integração das empresas em plataformas/redes/comunidades ligadas à inovação. E ainda o desenvolvimento de projetos de cooperação entre as empresas e as entidades do SCTN e a prestação de serviços às empresas.