Entrada > Notícias > Estudante da ESTG criou um sistema de gestão de eventos de segurança de informação no Município de Lousada
Publicado em: 11 Março 2019

Hélio Sousa, finalista do Mestrado em Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) defendeu com sucesso o seu trabalho final de Mestrado, no passado dia 28 de fevereiro, na Câmara Municipal de Lousada.

O trabalho desenvolvido por Hélio Sousa sob o tema "Sistema de gestão de eventos de segurança de informação em alta disponibilidade" trouxe a garantia de segurança de informação, através da aplicação de ferramentas de gestão de eventos de segurança de informação adequadas à realidade do Município de Lousada.

Antes de se iniciarem as provas públicas houve lugar a uma breve sessão de abertura com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, e da Presidente da ESTG, Dorabela Gamboa.

Pedro Machado agradeceu à ESTG a estreita colaboração com a Câmara Municipal de Lousada, que resulta numa parceria profícua a vários níveis, da qual destacou os Cursos Técnicos Superiores Profissionais em funcionamento na Vila de Lousada. Deu ainda os parabéns à Escola por apostar numa área tão importante como a informática, sublinhando a prioridade que o seu Município coloca nos sistemas de informação e na respetiva segurança da informação.

Dorabela Gamboa deu os parabéns à Câmara Municipal de Lousada pela visão estratégica ao reconhecer a importância da existência de ensino superior público no município e agradeceu a disponibilidade e empenho do seu Presidente e de toda a sua equipa na implementação dos projetos em parceria. Realçou a participação da Vice-Presidente, Cristina Moreira, na área do empreendedorismo e  deixou ainda um especial agradecimento ao Vereador da Educação, António Augusto Silva, pela crucial contribuição na parceria estabelecida com a ESTG ao nível da formação. Sobre o que levou a Presidente a Lousada naquele dia, Dorabela Gamboa quis elogiar e enaltecer a estratégia de gestão da Câmara Municipal de Lousada ao nível do investimento num departamento de informática qualificado e focado na segurança da informação, sendo um exemplo a nível regional e nacional.

Seguiu-se a apresentação do trabalho por Hélio Sousa para o grupo de pessoas que se juntou para assistir e para o júri composto por Dorabela Gamboa, pelo arguente Pedro Pinto, Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e pelo orientador e docente da ESTG, António Pinto.

Pedro Pinto, arguente nestas provas, sublinhou a importância dos trabalhos académicos com aplicação nas organizações e com impacto no seu funcionamento, trazendo melhorias significativas na eficácia e na eficiência, como é o caso deste trabalho ao nível da gestão da segurança da informação.

Com a implementação do OSSIM - Open Source Security Information Management - a autarquia passou a ter acesso a relatórios no que concerne à segurança e estado da infraestrutura de rede, que servem de base para correções e informações para melhorias da segurança da infraestrutura. A implementação do sistema trouxe à Câmara Municipal de Lousada inúmeras vantagens no que diz respeito à unificação das plataformas de monitorização, com especial destaque para a monitorização de eventos de segurança de informação, que se resumia a plataformas isoladas e sem nenhum tipo de correlação. Como resultado foram consolidados uma panóplia de logs de tipologias de fontes diferentes, e apresentados de forma a dar visibilidade, em tempo real, do estado geral da segurança da informação do Município.