Entrada > Notícias > Estudante da ESTG em congresso para jovens investigadores
Publicado em: 24 Outubro 2020

Estudante da ESTG em congresso para jovens investigadores

Carlos Ribeiro, estudante da ESTG, participou na 17ª edição do Congresso Internacional “Student Scientific and Methodological” realizado no dia 23 de outubro, remotamente a partir da Lituânia.

O estudante da ESTG, no Mestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarial, é também recém-diplomado pela Licenciatura em Ciências Empresariais da nossa Escola.

No congresso, o estudante apresentou o artigo “ENTREPRENEURIAL INTENTION – DOES EDUCATION HELP?”, que é resultado do trabalho desenvolvido na unidade curricular de projeto de iniciação à investigação em Ciências Empresariais da sua Licenciatura. Neste trabalho o estudante explora a perceção da intenção empreendedora dos estudantes do ensino superior, bem como a importância da educação no fomento da mesma. O estudo alicerçou-se numa análise qualitativa de dados recolhidos através de entrevistas efetuadas a estudantes do ensino superior, analisados com o software IRaMuTeQ. Genericamente, o trabalho identifica um conjunto de fatores que podem influenciar a intenção empreendedora, como a personalidade e a propensão ao risco, sendo que a educação veiculada pelas instituições de ensino assume um papel fundamental no fomento da intenção empreendedora.

Este artigo tem a co-autoria dos docentes da ESTG, Vítor Braga, Marisa R. Ferreira, Alexandra Braga e Amélia Carvalho.

O congresso é organizado pela Lithuanian Business University of Applied Sciences, anualmente, com o objetivo de promover o interesse dos jovens pela inovação em economia, gestão, ciências da tecnologia e pelo desenvolvimento das competências de pesquisa dos estudantes.