Entrada > Notícias > Estudantes da ESTG a um passo da final do GMC
Publicado em: 02 Janeiro 2023

Estudantes da ESTG a um passo da final do GMC

Duas equipas de estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto passaram à 2ª volta da competição do GMC - Global Management Challenge, e estão agora a um passo da final nacional.

Os estudantes participantes encontram-se distribuídos por duas equipas. Carla Guimarães, Ana Luísa Fernandes, Tiago Fernandes e Tiago Fonseca, da Licenciatura em Gestão Industrial e Logística e João Cunha da Licenciatura em Ciências Empresariais formam a primeira equipa. A segunda equipa é constituída por estudantes da Licenciatura em Ciências Empresariais: Paulo Policarpo, Natanael Pereira, Júlio Gonçalves, Nuno Guimarães e Lara Oliveira.

O trabalho dos estudantes consistiu na análise de dados para tomada de decisões com base em análises de indicadores económicos/ financeiros, proporcionado assim, uma visão mais alargada e estratégica de uma empresa. “O principal desafio é compreender a interação entre as diferentes áreas funcionais (marketing, produção e distribuição, recursos humanos, e financeiro) e o impacto que as decisões podem ter numa organização, tendo em conta as condicionantes do mercado em que competimos.”, avança o primeiro grupo.  Para os estudantes do segundo grupo “O principal desafio foi perceber o que a empresa precisava para se expandir e em que medida as decisões estratégicas seriam benéficas.”

As equipas que venceram (em cada grupo) da 1ª volta passaram para a 2ª volta. As vencedoras na 2ª volta vão competir na final nacional. A equipa vencedora da final nacional irá representar Portugal na final internacional do Global Management Challenge, defrontando as equipas vencedoras dos outros países participantes.

O Global Management Challenge, promovido numa parceria a entre a SDG e o Jornal EXPRESSO, é uma competição de estratégia e gestão, envolvendo tanto o meio empresarial como universitário. Consiste numa simulação empresarial interativa, em que cada equipa gere uma empresa com o objetivo de obter o melhor desempenho do investimento.

Ao tomarem decisões de gestão de topo, os participantes passam pela análise de indicadores económicos/ financeiros, ganham uma visão mais alargada e estratégica de uma empresa, compreendem a interação entre as diferentes áreas funcionais e o impacto que as suas decisões podem ter numa organização, tendo em conta as condicionantes do mercado em que competem e a máxima satisfação do cliente e do acionista.

Parabéns aos nossos estudantes pelo trabalho desenvolvido e boa sorte para a próxima etapa!