Entrada > Notícias > Estudantes da ESTG debatem ambiente de trabalho seguro e saudável
Publicado em: 01 Junho 2023

Estudantes da ESTG debatem ambiente de trabalho seguro e saudável

Os estudantes das Licenciaturas em Ciências Empresariais e em Segurança do Trabalho e Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto realizaram com sucesso a décima edição das Jornadas e com a temática "Um Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável é um Direito Fundamental".

As jornadas inserem-se na unidade curricular de Técnicas de Informação e Comunicação, criando-se um momento de debate de temáticas da atualidade e o desenvolvimento de competências de organização nos estudantes, entre outras. Desta forma, o evento contou com a participação ativa dos estudantes das duas licenciaturas, bem como da comunidade envolvente, incluindo empresas e organizações em geral. Também foram convidados antigos alunos (alumni) e todos os interessados pela temática abordada.

O programa das jornadas teve início com uma sessão de abertura, com a presença de Luís Lima, Presidente da ESTG, Rosa Maria Pinto, Vereadora da Câmara Municipal de Felgueiras, Alexandra Braga, Diretora da Licenciatura em Ciências Empresariais, e Mário Rebelo, Diretor da Licenciatura em Segurança do Trabalho e Ambiente.  O primeiro painel abordou o tema "Segurança e Saúde no Trabalho: um Compromisso Coletivo". Contou com a participação de Isabel Vieira, representante da Autoridade para as Condições do Trabalho, e Ana Paula Rosa, representante da Organização Internacional do Trabalho. O painel foi moderado por Paulo Laranjeira, docente da ESTG. A discussão foi bastante enriquecedora, permitindo uma reflexão aprofundada sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Após um intervalo para café, teve lugar o segundo painel, intitulado "Organizações Sustentáveis - Exemplos e Desafios". Os palestrantes convidados foram Ema Cruz, representante da empresa LOQR, e Pedro Venâncio, representante da Universidade do Minho. José António Oliveira, docente da ESTG, assumiu o papel de moderador. Durante este painel, foram partilhados exemplos práticos que das organizações que têm adotado práticas sustentáveis, bem como os desafios enfrentados neste contexto.

Na sessão de encerramento, os estudantes destacaram os principais tópicos abordados ao longo das jornadas e foram feitos agradecimentos aos participantes, oradores e organizadores.

As X Jornadas de Ciências Empresariais e Segurança do Trabalho e Ambiente foram uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos e experiências entre os estudantes, a comunidade académica e a comunidade envolvente. Além disso, permitiram uma reflexão aprofundada sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro e saudável, bem como sobre as práticas de sustentabilidade nas organizações.