Entrada > Notícias > Estudantes da ESTG selecionados em programa de capacitação da IRIS
Publicado em: 05 Fevereiro 2019

Estudantes da ESTG selecionados em programa de capacitação da IRIS

Os estudantes Patrícia Monteiro, Rafael Vieira, Marta Santos e Emanuel Lopes viram o seu projeto selecionado para a 1ª Edição do Programa de Aceleração Grow Innovation, um programa vocacionado para iniciativas e projetos de impacto social da IRIS - Incubadora Regional de Inovação Social.

“Waste to Win” é o nome do projeto desenvolvido por este grupo cujo principal objetivo passa por dar uma nova vida aos resíduos! Procuram dar resposta aos desperdícios de couro gerados por parte das empresas de calçado. Estes resíduos com elevado potencial tóxico, devido aos componentes incorporados, quando depositados em aterros industriais, a médio ou longo prazo e de forma não controlada, poluem o solo e o meio ambiente.

A solução, que assenta no conceito de economia circular, passa por um Centro de Gestão Inteligente de Resíduos de Couro para a recolha, triagem e venda dos mesmos para segmentos de mercado cuja matéria prima é o couro e de um projeto de investigação para o desenvolvimento de um novo material reciclável e sustentável, de forma a que este volte a ser reintroduzido na fabricação de calçado enquanto solução bio sustentável.

O grupo de trabalho foi formado e a ideia desenvolvida no âmbito do terceiro Desafio Empresarial proposto à Escola pela Fábrica Souto, e do qual o grupo saiu vencedor.

Com a participação no programa que inicia a 8 de fevereiro, com a duração de 5 meses, a equipa procura adquirir conhecimentos, ferramentas e contactos que lhes permitam fazer crescer as suas iniciativas com sustentabilidade e consistência e quem sabe saírem com um dos incentivos atribuídos pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento, promotor da IRIS -  valor monetário 10.0000€ (1º prémio), Participação no SIT Impact Bootcamp (2º prémio), Formação em Marketing Digital (3º prémio).