Entrada > Notícias > Estudantes da ESTG treinaram os embaixadores da paz
Publicado em: 05 Janeiro 2018

Estudantes da ESTG treinaram os embaixadores da paz

A ESTG promoveu durante o mês de dezembro de 2017, em parceria com o Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa o projeto CIICESI showcase junior – “ Embaixadores”.

O projeto "Embaixadores" pretende que alunos e alunas de terceiro ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos) se responsabilizem por determinadas temáticas, observando-as e promovendo-as junto da restante comunidade escolar. Por exemplo, o Embaixador da Paz deve estar mais atento às situações de violência e pensar, enquanto aluno/a, nas formas de evitar ou resolver essas situações; deverá ainda procurar promover um espírito de civilidade e cordialidade na comunicação escolar. Podemos formar embaixadores da paz, embaixadores da leitura, da alimentação saudável, entre outros temas que se considerem pertinentes e sejam sugeridos pelos/as alunos/as.

O CIICESI SHOWCASE JUNIOR traduziu-se na realização de um conjunto de dinâmicas formativas com o intuito de dotar os estudantes do terceiro ciclo de competências nas áreas de marketing e comunicação.

Os estudantes da Licenciatura em Ciências Empresariais, Patrícia Monteiro, Emanuel Lopes e Ana Rita Teixeira foram os formadores que estiveram em contacto com estudantes do terceiro ciclo do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa, durante duas sessões formativas, criando-se um ambiente de mobilização de conhecimento.

Coordenaram, organizaram e supervisionaram o projeto CIICESI Showcase Case junior – “ Embaixadores”, tutoras das duas instituições de ensino, que estiveram um papel ativo em todo o decorrer do projeto. Do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa foram tutoras as Psicólogas Adriana Sampaio, Marisa Carvalho e Carla Brochado e da ESTG a Prof. Marisa Ferreira.

Ambas as instituições esperam com o desenvolver do projeto, contribuir para o aumento das competências dos estudantes, para a partilha de conhecimento, para o aumento de transferência de conhecimento, combater o abandono e o insucesso escolar e despoletar a responsabilização dos estudantes.