Entrada > Notícias > Estudantes da ESTG vão representar Portugal na Intel ISEF
Publicado em: 07 Dezembro 2020

Estudantes da ESTG vão representar Portugal na Intel ISEF

Bruno Dylan, Jorge Correia e Nuno Castro, estudantes da ESTG, a escola de Tecnologia e Gestão do P.PORTO, vão representar Portugal na Intel ISEF, a maior Feira de Ciência e Engenharia do Mundo a realizar-se nos EUA, depois de conquistarem o 2º lugar no Concurso Nacional para Jovens Cientistas da Fundação da Juventude.

Chama-se "SandSpace" a aplicação que lhes valeu este e muitos outros prémios ao longo dos últimos meses. Foi desenvolvida por estes três estudantes do 1º ano da Licenciatura em Engenharia Informática da ESTG, em maio de 2020, quando ainda eram estudantes do ensino secundário no curso profissional de Programação.

A aplicação desenvolvida permitia aos utilizadores de 580 praias nacionais registarem os níveis de ocupação do areal, facilitando decisões a quem estava em casa e pretendia fazer uma deslocação à praia, num momento em que o governo lançava as medidas de restrição na utilização destes espaços. Com recurso a georreferenciação de todas praias costeiras e fluviais do país e a um sistema tipo semáforo a aplicação refletia sempre a média de ocupação dos últimos 120 minutos e exibia também qual o número de utilizadores que contribuíam para essa mesma média.

Com esta app participaram no Concurso Nacional de Jovens Cientistas da Fundação da Juventude. No passado dia 27 de novembro, os três estudantes conquistaram 2º lugar do concurso com um prémio monetário de 1.000 euros e com a oportunidade de representar Portugal na Intel ISEF - International Science and Engineering Fair, que se realizará em maio de 2021, nos Estados Unidos.

O anúncio dos vencedores do concurso foi feito na 14ª Mostra Nacional da Ciência Virtual que se realizou de forma virtual, depois de avaliados todos os trabalhos por um júri nomeado pela Ciência Viva - Agência Nacional para Cultura Científica e Tecnológica. Os prémios foram atribuídos segundo uma avaliação documental dos trabalhos, de acordo com a sua estrutura e apresentação, conteúdo científico, qualidade da experimentação e inovação.

Parabéns aos nossos estudantes pelo trabalho desenvolvido e que muitos outros sucessos surjam no seu percurso académico. Contem com a ESTG para vos apoiar!