Entrada > Notícias > Estudantes da ESTG premiados no Festival Nacional de Robótica
Publicado em: 04 Maio 2021

Estudantes da ESTG premiados no Festival Nacional de Robótica

Bruno Ferreira e Jorge Correia, estudantes da ESTG, venceram o 1º prémio do Festival Nacional de Robótica, organizado pela Sociedade Portuguesa de Robótica, com o projeto “SmartCar”.

“Smartcar” foi o projeto que os sangrou vencedores do Festival Nacional de Robótica, que decorreu durante o fim-de-semana passado e onde os nossos estudantes fizeram uma apresentação para um júri e mais tarde uma demonstração prática do projeto para o público.

O projeto “Smartcar” foi desenvolvido pelos estudantes da Licenciatura em Engenharia Informática da ESTG, Bruno Ferreira e Jorge Correia, enquanto frequentavam o Curso Profissional de Sistemas Informáticos, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional.

Bruno e Jorge explicam que, “o problema abordado foi o de permitir aos utilizadores controlarem um carro através de diferentes estratégias. Primeiro por controlo manual e controlo mediado por voz e, mais tarde, implementando um sistema de condução autónoma através da utilização de modelos e algoritmos de machine learning e aprendizagem profunda, também conhecida como redes neurais”.

O Festival Nacional de Robótica promove a Ciência e Tecnologia junto dos jovens, professores, investigadores e do público em geral, através de competições de robôs autónomos. Com realização anual em diferentes cidades, este evento também inclui um Encontro Científico (ICARSC 2021), onde é dada a oportunidade aos investigadores nacionais e estrangeiros, na área da Robótica, de apresentar os seus mais recentes resultados de investigação na sua área. Este ano e face à situação pandémica vivida, o evento realizou-se em formato virtual.

Parabéns Bruno e Jorge e muitos sucessos para o futuro!