Entrada > Notícias > Estudantes de MSol visitam Tribunal de Justiça da União Europeia
Publicado em: 07 Junho 2023

Estudantes de MSol visitam Tribunal de Justiça da União Europeia

Os estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, no Mestrado em Solicitadoria (MSol), tiveram a oportunidade de visitar o Tribunal de Justiça da União Europeia, localizado no Luxemburgo, no final de maio.

A visita foi organizada com o intuito de proporcionar aos estudantes um contato direto com o Tribunal de Justiça da União Europeia, instituição que desempenha um papel fundamental na aplicação da legislação europeia. Acompanharam os estudantes nesta visita as docentes Maria João Machado, Susana Machado e Maria Malta Fernandes.

O programa da visita incluiu vários momentos significativos, permitindo aos estudantes uma visão completa no funcionamento do Tribunal. Foi realizada uma visita aos imponentes edifícios que abrigam o Tribunal de Justiça, às várias salas de audiência do Tribunal, incluindo a Salle Pessoa e a Grand Salle, onde os estudantes puderam apreciar sua grandiosidade e arquitetura singular.  O grupo participou em reuniões com importantes figuras do Tribunal. Sophie Perez Fernandes, do gabinete do Juiz Nuno Piçarra, recebeu-os e compartilhou valiosos insights sobre o trabalho lá desenvolvido. Decorreu uma reunião com os Juízes portugueses, Presidentes de secção, do Tribunal Geral, Ricardo da Silva Passos e Maria José Costeira, proporcionando aos estudantes uma visão privilegiada sobre o sistema judicial europeu.

Além disso, tiveram um encontro com a intérprete Lisete Rodrigues, que abordou diversos aspetos relacionados ao multilinguismo no Tribunal de Justiça. Uma experiência que lhes permitiu compreender a importância da tradução e interpretação para o bom funcionamento da instituição e para a garantia do acesso à justiça em toda a União Europeia.

Durante a estadia, as docentes Susana Machado, Maria Malta Fernandes e Maria João Machado também contribuíram para o Tribunal de Justiça com a doação de obras da sua autoria para a biblioteca da instituição, que é uma das maiores bibliotecas jurídicas do mundo.

Esta visita de estudo ao Tribunal de Justiça da União Europeia foi uma experiência enriquecedora e inspiradora para os estudantes e uma oportunidade de expandirem os seus conhecimentos sobre o sistema jurídico europeu.