Entrada > Notícias > Estudantes de Solicitadoria visitam órgãos de soberania nacionais
Publicado em: 17 Dezembro 2018

Estudantes de Solicitadoria visitam órgãos de soberania nacionais

Os estudantes do 1º ano da Licenciatura em Solicitadoria visitaram a Assembleia da República - órgão legislativo português - e o Tribunal Constitucional - tribunal competente na administração da justiça em matérias de natureza jurídico-constitucional.

A visita realizou-se no dia 13 de dezembro de 2018, no âmbito das unidades curriculares de Introdução ao Direito e de Direito Constitucional e da União Europeia, acompanhando os estudantes nesta visita os docentes Maria Malta Fernandes, Sérgio Tomás e Patrícia Anjos Azevedo.

Tiveram uma visita guiada ao Palácio Ratton, ocupado atualmente pelo Tribunal Constitucional, que se apresenta com fachada de jardim, num estilo neoclassicizante, com um bonito pórtico de entrada. Aqui assistiram a uma conferência sobre o funcionamento deste Tribunal.

No Palácio de São Bento, o edifício-sede da Assembleia da República, os anfitriões foram os deputados Paulo Rios de Oliveira e Leonel Costa, a quem agradecemos a simpatia com que acompanharam esta visita. No Parlamento, houve ainda lugar ao almoço, seguido de interessantes palestras da CADA (Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos) e da CNPD (Comissão Nacional de Proteção de Dados), à assistência ao plenário (onde se discutiam questões sobre arrendamento) e, ainda, a uma rápida visita a alguns dos locais mais emblemáticos do Palácio de São Bento, tais como a Sala dos Passos Perdidos, o Salão Nobre, a Sala do Senado, etc.

A visita de estudo foi um sucesso e todos os presentes saíram de Lisboa com mais conhecimento e uma maior curiosidade sobre o funcionamento dos principais órgãos de soberania nacionais. Houve ainda tempo para o convívio e a boa disposição nunca faltou.