Entrada > Notícias > Ficaste colocado na ESTG? Sê Bem-vindo!
Publicado em: 17 Setembro 2018

Ficaste colocado na ESTG? Sê Bem-vindo!

Damos as boas-vindas a todos os novos estudantes que escolheram a ESTG! Entraste nesta nova fase, que é o ensino superior, e a ESTG tem tudo preparado para te receber. À tua espera estão colaboradores da ESTG e um grupo de estudantes mais experientes, com tudo disponível para integrar e acolher quem chega à Escola. Temos disponível um espaço onde podes obter ajuda durante todo o processo de matrícula e esclarecer as questões que tenhas.

 


Quando e onde faço a minha matrícula?

Os estudantes devem dirigir-se ao Edifício Principal da ESTG, o Edifício Eurico Lemos Pires, e fazer-se acompanhar de dois documentos (Boletim de Vacinas e Cartão de Cidadão) em formato físico, entre os dias 10 e 14 de setembro.

ETAPAS DO PROCESSO DE MATRÍCULA
1.    Estudante receciona as credenciais de acesso à Secretaria Online, por email ou SMS
2.    Acede ao sistema de matrículas em https://eu.ipp.pt/estgf/ (Secretaria Online)
3.    Dentro da Secretaria Online, acede aos seguintes menus: Secretariado > Matrículas e Renovações
4.    Preenche a Ficha Anual
5.    Preenche a Ficha de Matrícula
6.    Gera referência multibanco, efetua o pagamento e guarda o comprovativo de pagamento (O pagamento da taxa da inscrição e/ou propina tem de ser efetuado através da rede Multibanco)

Finalizadas estas etapas, tens de te dirigir aos Serviços Académicos da ESTG, para validar a matrícula! É obrigatório fazeres-te acompanhar do comprovativo de pagamento e dos dois documentos acima referidos. O horário de atendimento dos serviços académicos será das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.

▲ INÍCIO



Quando é que começa / termina o ano Letivo?

O ano letivo na ESTG arranca na segunda-feira, dia 1 de outubro de 2018 e encerra no final de setembro do ano seguinte. Todos os períodos de atividades letivas, pausas académicas e realização de exames, estão publicados no calendário escolar da ESTG.
Este calendário está publicado e sempre disponível na página inicial do MOODLE ESTG.

▲ INÍCIO



Quero candidatar-me a uma bolsa de Estudo | Como posso fazer?

Todos os estudantes que tenham intenção de fazer candidatura a bolsa de estudos podem fazer o pedido. O período de candidaturas decorre entre 25 de junho e 30 de setembro de 2018.

A candidatura é feita online e o formulário está disponível no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)


Como posso obter as credenciais de acesso à área reservada?

Se já concorreu a bolsa de estudo em anos anteriores, utilize as credenciais (código de utilizador e palavra-chave) que lhe foram atribuídas.

Se é candidato ao concurso nacional de acesso e declarou que pretendia concorrer à atribuição de uma bolsa de estudo, deve utilizar o link que lhe foi enviado por correio eletrónico, na «Notificação de receção de candidatura» ao concurso nacional de acesso.
Se o link não funcionar ou se não tiver recebido as credenciais para aceder à candidatura a bolsa de estudo, clique aqui.

Se não está em nenhuma das situações anteriores deve aceder a portal.ipp.pt, fazer login com as credenciais da secretaria online, aceder às opções de menu SAS – Ação social > Bolsas de Estudo > Pré-registo e seguir as indicações

Mais info no site dos Serviços de Ação Social

▲ INÍCIO


 

Quero reservar refeições na cantina da ESTG | Como posso fazer?

Em todas as unidades alimentares, o serviço de refeições encontra-se concessionado a uma entidade externa que realiza a sua gestão e exploração, sob supervisão dos Serviços de Ação Social do P.PORTO.
A reserva de refeições é feita através do Portal do P.PORTO, da seguinte forma:
1 – Login com o nº de aluno, no Portal.ipp.pt
2- Carregamento de saldo - Nas opções de menu: SAS – Ação Social > Alimentação Gicant > Conta Corrente, geras uma referência multibanco no valor pretendido, fazes o pagamento e aguardas validação.
3 - Reserva de refeições - Nas opções de menu: SAS – Ação Social > Alimentação Gicant > Refeições, fazes a escolha da ementa

▲ INÍCIO




O que é e como pedir o cartão P.PORTO?

O Cartão P.PORTO decorre de uma parceria entre o Politécnico do Porto e o Banco Santander Totta.
Destina-se a todos os membros da comunidade académica do P.PORTO (docentes, investigadores, não docentes, estudantes).
Durante os dias em que decorrem as matrículas estarão na ESTG, colaboradores do Banco Santander Totta para receber pedidos de cartões de estudante, com ou sem componente bancária.
O pedido de emissão do Cartão P.PORTO é dividido em dois momentos: preenchimento online do documento disponibilizado pela ESTG, na ficha de matrícula e preenchimento, digital ou físico e impressão de um documento designado por Ficha-Foto.  
Após ser feita a opção online, o utente deverá validar os seus dados num dos quiosques ou balcões do Banco Santander Totta, que estará presente na ESTG, fornecendo a cópia da Ficha-Foto ou fornecendo o número da mesma.


▲ INÍCIO



Tenho uma ideia que gostaria que se transformasse num negócio | A ESTG pode ajudar-me?

Temos à tua disposição ferramentas práticas de empreendedorismo que te permitirão desenvolver as competências necessárias para criares a tua própria empresa/o teu projeto.
O Gabinete de Apoio ao Empreendedor da ESTG tem um projeto pensado para ti, estruturado em três eixos distintos: a Formação e Capacitação, Incubação e a Geração de novos negócios. Entra em contacto com o Gabinete: gae@estg.ipp.pt

▲ INÍCIO



Como posso manter-me informado sobre as atividades da ESTG?

No site da ESTG podes encontrar, toda a informação da instituição, desde notícias, eventos, informação sobre cursos, formações, workshops, notícias de bolsas, ofertas de emprego, entre muito mais que vamos disponibilizando.
Com mais de 7000 seguidores, o Facebook é um dos locais mais escolhidos para acompanhar as notícias e eventos mais recentes, os últimos vídeos e as fotografias.  
No Instagram, lançamos as mais diversas imagens das iniciativas e locais onde marcamos presença!
O Linkedin, serve muitas vezes de ponto de encontro dos estudantes, mas também dos diplomados da ESTG, é uma rede social com abordagem corporativa.
A conta do Twitter possibilita encontrar, de forma fácil e concisa, as novidades mais recentes de toda a instituição.
No YouTube, com o recurso a vídeos, é possível aceder a entrevistas, oferta formativa, testemunhos, reportagens, da ESTG e do Politécnico do Porto.  
Por fim, no Issuu é possível acederes de forma digital a muitas publicações de grande relevo, como folhetos de oferta formativa, a ESTG em revista, manual de acolhimento e outras edições disponíveis.
É possível também através de uma assinatura na Newsletter, receberes todas as informações de cursos, notícias e eventos segmentado por área científica ou de uma forma generalizada.
Visita a nossa página, segue-nos nas redes sociais e acompanha todas as novidades da Comunidade ESTG!

▲ INÍCIO


___

Tens outras questões que não viste esclarecidas aqui, envia-nos um email:
Serviços Académicos da ESTG – sa@estg.ipp.pt

Serviço de Comunicação e Imagem - sci@estg.ipp.pt

Combined Shape

Navigation