Entrada > Notícias > Filipe Oliveira venceu prémio Best Paper no ESTG Masters
Publicado em: 11 Março 2023

Filipe Oliveira venceu prémio Best Paper no ESTG Masters

Damos os parabéns ao nosso estudante do Mestrado em Engenharia Informática pelo trabalho de investigação desenvolvido que lhe valeu a conquista do prémio Best Paper na edição de 2023 do ESTG Masters.

O prémio Best Paper do Mestrado em Engenharia Informática, na 13ª edição do evento ESTG Masters, foi entregue ao artigo: "Dynamic Management of Distributed Machine Learning Problems" do estudante Filipe Oliveira em coautoria com Davide Carneiro.

Os prémios Best Paper são atribuídos ao melhor artigo apresentado no ESTG Masters por cada curso de mestrado da Escola e consiste no apoio ao pagamento de uma inscrição em conferência/formação, no valor máximo de 300€.

Muitos parabéns Filipe e continuação de muitos sucessos! Ficamos com uma breve entrevista sobre esta experiência académica:

## Deixa-nos uma breve descrição do trabalho desenvolvido

Trata-se de um sistema de machine learning distribuído, onde os modelos evoluem ao longo do tempo e se adaptam à medida que novos dados surgem.

## Em que medida o teu projeto contribui para uma sociedade melhor?

Este projeto tem o objetivo de criar soluções para vários problemas que surgem da evolução na área de machine learning. À medida que o tempo passa maior é a necessidade de operar sobre grandes volumes de dados, sendo que este sistema tem por base o paralelismo e a otimização de modelos distribuídos, de forma a reduzir significativamente os custos nas infra-estruturas das organizações.

## De que forma a escola e os professores contribuíram para este prémio?

Foram me dadas as condições e apoio necessário por parte do meu orientador que me proporcionaram motivação e foco.

## Como perspetivas o futuro próximo?

Continuar a aprender, continuar a desenvolver-me como um profissional e como pessoa.

## Como equilibras a tua vida profissional com a vida académica?

Estando no fim do meu mestrado não tenho muita pressão no que diz respeito ao lado académico, mas quando à área de investigação vai de encontro aos gostos pessoais e esse equilíbrio torna-se muito mais fácil, acontecendo de uma forma natural.

Filipe Oliveira, estudante do Mestrado em Engenharia Informática | 06-03-2023