Entrada > Notícias > Grupo para o estudo da Cibersegurança e Cibercrime da ESTG vai colaborar com o Ministério Público na ação penal
Publicado em: 03 Março 2017

Grupo para o estudo da Cibersegurança e Cibercrime da ESTG vai colaborar com o Ministério Público na ação penal

Num momento em que é recorrente e crescente o recurso a elementos de prova digital ou em suporte digital, o exercício da ação penal do Ministério Público vai contar com a colaboração de professores e estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Politécnico do Porto.

O protocolo foi celebrado entre a Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal e a Presidente da ESTG, Dorabela Gamboa.

A ESTG vê nesta parceria o reconhecimento das elevadas competências técnicas do Grupo para o Estudo da Cibersegurança e do Cibercrime, um grupo de I&D, alicerçado nas competências do corpo docente, do Curso de Segurança Informática em Redes de Computadores, daquela Escola do Politécnico do Porto, único no país e que tem formado inúmeros quadros para empresas nacionais e estrangeiras, que em alguns casos recrutam logo no 2º ano do curso.

Este grupo, que integra o CIICESI – Centro de Inovação e Investigação em Sistemas Empresariais e Sistemas de Informação, vai identificar, ao abrigo desta parceria, um conjunto de peritos para processos judiciais, para colaboração no âmbito processual penal e contra-ordenacional bem como em situações em que a análise de prova em suporte digital exigir competências específicas e a nomeação de peritos para intervirem nos processos.

As competências específicas da ESTG, do Politécnico do Porto na área da informática e das tecnologias da informação e da comunicação foram determinantes para a celebração, por parte da Procuradoria-Geral da República, deste protocolo.

Do ponto de vista da ESTG esta parceria reveste-se também de grande importância, facilitando a integração dos seus estudantes no mercado de trabalho.

 

Notícias Relacionadas

Apoio de peritos  in Correio da Manhã | 08-02-2017

Escola de Felgueiras do IPP ajuda Ministério Público na análise de provas digitais in Expresso de Felgueiras Online | 01-03-2017

Escola Superior em Felgueiras ajuda MP na análise de provas digitais in Público Online | 01-03-2017

Escola de Felgueiras do IPP ajuda Ministério Público na análise de provas digitais in Tâmega e Sousa.pt | 01-03-2017

Alunos ajudam magistrados no Cibercrime in Correio da Manhã Norte | 02-03-2017

 


Combined Shape

Navigation