Entrada > Notícias > Há 18 anos no Tâmega e Sousa
Publicado em: 04 Dezembro 2017

Há 18 anos no Tâmega e Sousa

A 17 de novembro decorreu a sessão comemorativa do 18º aniversário da ESTG, na presença de ilustres convidados, entre os quais o Prof. Freire de Sousa, Presidente da CCDRN (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte).

Freire de Sousa, Presidente da CCDRN, numa intervenção de real interesse para todos os presentes mostrou os rácios e os números que perspetivam um crescimento e desenvolvimento muito positivo para a região do Tâmega e Sousa. Freire de Sousa considera que há em alguns casos níveis de desenvolvimento significativos, e numa região onde o número de jovens é muito elevado, deve-se apostar na juventude, dotando-os de conhecimento específico. A presença da ESTG e o seu enraizamento cada vez mais notório neste território contribui para este objetivo e é um dos impulsos necessários à promoção da transferência de conhecimento científico e tecnológico da academia para as empresas.

Presentes estiveram o Prof. Eurico Lemos Pires, 1º Diretor da ESTG, o Presidente da Assembleia Municipal, o Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras e os Vereadores das Câmaras Municipais de Amarante, Felgueiras, Lousada, Paredes e Penafiel. Estiveram ainda presentes, Paulo Portela, Presidente do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa; o Vice-Presidente da AEP, Presidentes das Associações Empresariais de Lousada, Paredes e Penafiel e  Membros das Associações Empresariais de Castelo de Paiva, Paços de Ferreira e Penafiel; o Presidente do Conselho Geral, Presidentes, Vice-Presidentes e Pró-Presidentes dos Órgãos de Gestão do Politécnico do Porto e das suas oito Escolas; representantes da ACT e da Autoridade Tributária; Presidentes/Diretores das Instituições de Ensino da região e representantes de diversas empresas locais, e de organizações da sociedade civil.

Dorabela Gamboa, Presidente da ESTG destacou o trajeto da Escola ao longo destes 18 anos, que com escassos recursos materiais e financeiros, conseguiu consolidar-se de uma forma bem estruturada na região do Tâmega e Sousa. Neste contexto, a apresentação do estudo prévio para a construção da fase 1 do Novo Edifício da ESTG reveste-se de especial importância para a Escola e é com enorme satisfação que vê, agora o seu arranque. Por isso, afirma convicta, "2018 será um ano decisivo, o ano do arranque da construção das novas instalações, de reestruturação do edifício principal, que irá albergar o centro de investigação e o Gabinete de Apoio ao Empreendedor, projetos fundamentais para a nossa missão".

Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras deu os parabéns à Escola e mostrou a disponibilidade do Município para o apoio nas diferentes etapas que surgem na Construção das Instalações Definitivas da ESTG, bem como em outros desafios/ oportunidades que a Escola enfrente.

Hugo Leal, Presidente da Associação de Estudantes da ESTG parabenizou a Escola, e mostrou a sua disponibilidade para a mobilização de todos os Estudantes para a proposta e participação em iniciativas conjuntas com a Escola e que contribuam para a sua Excelência Educativa.

Houve lugar à entrega da homenagem “10 Anos ESTG” aos colaboradores que cumprem 10 anos ao serviço da Escola, recebendo este ano o símbolo, José Miguel Nunes, Fernanda Leão e Sónia Carneiro.

Houve ainda lugar à entrega de Bolsas de Estudo atribuídas pela Câmara Municipal de Paredes, aos estudantes da Licenciatura em Tecnologias da Madeira. A atribuição esteve a cargo do Vereador da Câmara Municipal de Paredes, Paulo Silva, que frisou a importância da Licenciatura para Município de Paredes e da firmeza existente na decisão por parte do Município em dar continuidade ao apoio e à concretização desta Licenciatura, conseguida em parceria com a ESTG.

Os Estudantes residentes em Felgueiras que ingressaram no 1º ano com a nota mais elevada em cada uma das Licenciaturas da ESTG, através da parceria estabelecida entre a Escola e a Câmara Municipal de Felgueiras receberam das mãos do Sr. Presidente Nuno Fonseca e dos seus Coordenadores de Curso, um prémio de mérito no valor de 1000€.

Uma outra parceria da Escola com a empresa SoftIdeia, permitiu ao aluno do primeiro ano da Licenciatura de Sistemas de Informação para a Gestão com melhor desempenho académico, receber um prémio de mérito no valor de 1000€ das mãos da Sra. Alexandra Dantas, em representação do Sr. António Macedo, Sócio-Gerente da SoftIdeia.

Em cada ano, a ESTG distingue algumas entidades pela sua contribuição para o cumprimento da sua missão, ficando este ano notória a ligação da Escola às empresas, com a entrega do símbolo do reconhecimento às seguintes entidades: Câmara Municipal de Amarante, através da InvestAmarante, a empresa Farma +, a Porto Design Factory, e a Toyota Caetano Portugal.

Por fim foi apresentado pelo arquiteto Rodrigo Patrício o Estudo Prévio da Fase 1 das instalações definitivas da ESTG, que prevê novos espaços para os serviços administrativos e direção, mais salas de aula e auditórios, laboratórios de ensino e investigação, gabinetes para docentes, um novo espaço para a biblioteca, centro de informática e espaços de estudo para os estudantes.

Rosário Gamboa, Presidente do Politécnico do Porto afirmou que a ESTG é já há muito tempo merecedora da construção de um novo edifício, pois ao longo dos últimos anos, e apesar de nem sempre com os recursos necessários, conseguiu inovar no projeto educativo, cujos prémios entregues anteriormente às empresas eram exemplo. Para Rosário Gamboa o que diferencia a Escola é a sua capacidade de articulação com o meio, fazendo-se útil ao território e formando estudantes em áreas com enorme empregabilidade.

A cerimónia terminou com as atuações da Tuna Feminina da ESTG e da TUSA que em conjunto cantaram os parabéns à Escola.