Entrada > Notícias > III Jornadas Científicas de Processo Civil

Nome do Contacto

Telefone do Contacto

Adicionar evento ao calendário

As III Jornadas Científicas de Processo Civil, de âmbito internacional, organizadas pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão são nesta edição dedicadas ao tema “Presente e futuro do Processo Civil - A caminho de uma (r)evolução?”.

O evento decorrerá a 27 de maio de 2022, em formato online, através da plataforma Zoom.

As Jornadas têm como tema central o "Presente e futuro do Processo Civil - A caminho de uma (r)evolução?", com vista à análise crítica de temas atuais e de interesse para os profissionais do foro, tendo ainda em conta a evolução e perspetiva futura desta área. Além de temas de processo civil declarativo e executivo, são tratados os meios de resolução alternativa de litígios, como meios de promoção do acesso à justiça. Atenta a importância das novas tecnologias e do mundo digital, são ainda tratados temas que avaliam o seu impacto no processo civil.

Os temas escolhidos enquadram-se numa das áreas mais importantes da Solicitadoria, capaz de atrair juristas de todo o norte do país. Tratando-se da área do Processo Civil uma das mais importantes na formação de um Solicitador, a conferência será também amplamente participada pelos estudantes da Licenciatura e do Mestrado em Solicitadoria.

O evento insere-se, ainda, na área de atuação do CIICESI, centro de investigação da ESTG.

Destinatários

As IIas Jornadas têm como principais destinatários os Docentes, Estudantes e Antigos Estudantes de Solicitadoria e Direito, Solicitadores, Agentes de execução, Advogados, Funcionários forenses e Funcionários dos tribunais e outros Operadores da justiça.

INSCREVA-SE AQUI!

PARTICIPAÇÃO GRATUITA, SUJEITA A INSCRIÇÃO

09h45 | Sessão de Abertura

Dorabela Gamboa. Presidente da ESTG P.PORTO

10H00 | 1º painel – «Processo Civil Atual – Estado da arte e perspetiva futura»

Moderador: Pedro Venâncio (ESTG P.PORTO)

Márcia Passos. (ISAG; Advogada) - «Inversão do contencioso: avanço - recuo? Que futuro?»

Nuno de Lemos Jorge  (Juiz de Direito) - «Os factos e o processo: breve retrato de um novénio»

Maria José Capelo. (Universidade de Coimbra) - «Perspetivas futuras sobre a prova: abertura à desjudicialização?»

Paulo Pimenta. (Presidente do CRP da Ordem dos Advogados; Advogado) - «Entre os “Velhos do Restelo” e os que podiam fazer melhor».

14H00 – 2º painel – «Processo Civil na Era Digital – A smartificação da justiça»

Moderadora: Susana Machado (ESTG P.PORTO)

Sílvia Barona Vilar. (Universidade de Valencia) - «De la tecnólogía instrumental a la algoritmización de la Justicia: una evolución imparable?»

Flávia Pereira Hill (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) - «O emprego da tecnologia em prol da cooperação judiciária»

Duarte Pinto (Agente de Execução e Presidente do CPCAE) - «Recurso às novas ferramentas tecnológicas na ação executiva»

15h15h | Pausa

15H30 | 3º painel – Resolução Alternativa de Litígios e Online Dispute Resolution – Uma via em desenvolvimento?

Moderador: Ana Raquel Barbosa (ESTG P.PORTO)

João Chumbinho (Juiz de Paz) - «Os Meios Alternativos e o Consenso»

Francisca Pinto Dias (Universidade de Coimbra) -«Online Dispute Resolution»

Lurdes Varregoso Mesquita (ESTG P.PORTO) - «Análise SWOT da mediação - Ainda há esperança?»

Paulo Miguel Cortesão  (Solicitador e Agente de Execução; Vogal do Conselho Regional do Porto da OSAE) - «Os Julgados de Paz – o futuro das suas competências»

17h00 | Sessão de Encerramento

Maria João Machado - Diretora do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da ESTG P.PORTO

ampn