Entrada > Notícias > Inês Rodrigues venceu prémio Best Paper no ESTG Masters
Publicado em: 13 Março 2023

Inês Rodrigues venceu prémio Best Paper no ESTG Masters

Damos os parabéns à nossa estudante do Mestrado em Gestão de Projetos pelo trabalho de investigação desenvolvido que lhe valeu a conquista do prémio Best Paper na edição de 2023 do ESTG Masters.

O prémio Best Paper do Mestrado em Gestão de Projetos, na 13ª edição do evento ESTG Masters, foi entregue ao artigo: Connecting the dots: How does Lean Thinking contribute to Project Management?” da estudante Inês Rodrigues em coautoria com Wellington Alves.

Os prémios Best Paper são atribuídos ao melhor artigo apresentado no ESTG Masters por cada curso de mestrado da Escola e consiste no apoio ao pagamento de uma inscrição em conferência/formação, no valor máximo de 300€.

Muitos parabéns Inês Rodrigues e continuação de muitos sucessos! Ficamos com uma breve entrevista sobre esta experiência académica:

## Deixa-nos uma breve descrição do trabalho desenvolvido

O principal objetivo do trabalho que desenvolvi até à data e ao qual pretendo dar continuidade na minha dissertação é analisar a possível contribuição do Lean Thinking para a área da Gestão de Projetos.

O Lean Thinking é uma filosofia que se concentra no desenvolvimento de iniciativas para maximizar o valor de um processo para o cliente e minimizar os desperdícios inerentes ao processo (entendendo-se por desperdício tudo aquilo que não acrescenta valor para o processo). Inicialmente, foi desenvolvido ao nível do setor da produção, mas rapidamente as suas ferramentas e princípios foram sendo adaptados a outros setores industriais e áreas funcionais, como é o caso da Gestão de Projetos. No entanto, apesar dos potenciais benefícios de adaptar o Lean Thinking à Gestão de Projetos, a literatura que examina a relação entre estes conceitos é bastante limitada e focada sobretudo em projetos do setor da construção.

Nesse sentido, com a minha investigação, pretendo adaptar os principais conceitos, princípios e ferramentas do Lean Thinking às atividades de gestão de projetos de modo a minimizar os desperdícios nos projetos e assim aumentar a eficiência dos mesmos. A investigação foca-se sobretudo em projetos da área da Tecnologia e Informação.

Assim sendo, esta investigação visa:

- Rever a literatura relacionada com o tema e realizar uma análise bibliométrica para compreender de que modo é que este tema tem crescido e sido abordado ao longo do tempo;

- Inquirir gestores de projetos de modo a analisar a influência que os mais diversos tipos de desperdícios podem ter ao nível da eficiência de um projeto;

- Desenvolver um modelo conceptual validado que alinhe os princípios, as ferramentas e técnicas do Lean Thinking com as atividades de gestão de projetos de modo a apoiar os gestores de projetos na identificação e minimização de desperdícios ao longo do ciclo de vida de um projeto e assim contribuir para o aumento da sua eficiência.

## Em que medida o teu projeto contribui para uma sociedade melhor

Para além de constituir um potencial contributo inovador para a área da Gestão de Projetos, este trabalho pode também contribuir para a sociedade na medida em que a adaptação do Lean Thinking às atividades de Gestão de Projetos encoraja as organizações a eliminar todos os desperdícios identificados ao longo do ciclo de vida de um projeto. Ora, isto acaba por levar a uma redução do consumo de recursos e a um melhor aproveitamento dos mesmos o que, por sua vez, pode resultar na diminuição do impacto económico e ambiental quer do projeto quer da própria organização no qual o projeto é desenvolvido.

## De que forma a escola/os professores contribuíram para este prémio

Todos os docentes que nos acompanharam nas unidades curriculares do Mestrado em Gestão de Projetos de certa forma contribuíram para este prémio na medida em que me foram preparando para chegar até aqui através da partilha de conhecimentos, experiências e desafios.

No entanto, não posso deixar de referir e agradecer ao professor Wellington Alves que orientou este trabalho com total disponibilidade, auxílio e interesse pelo tema.

## Como perspetivas o futuro próximo

Numa primeira fase, espero dar resposta aos objetivos que propus para a investigação deste tema e ainda conseguir contribuir com algo inovador e, acima de tudo, útil para a área da Gestão de Projetos.

Consequentemente, gostava de concluir o Mestrado em Gestão de Projetos com bom aproveitamento para ingressar profissionalmente na área.

## Como equilibras a tua vida profissional com a vida académica

Equilibrar a vida profissional com a vida académica é, sem dúvida, o maior desafio desta etapa.

Para mim, conseguir ter um bom aproveitamento tanto a nível profissional como a nível académico passa pela capacidade de gerir bem o tempo, por muita dedicação, organização, persistência e, acima de tudo, pelo interesse pela área da Gestão de Projetos.

Inês Rodrigues, estudante do Mestrado em Gestão de Projetos | 09-03-2023