Entrada > Notícias > Investigadores internacionais e nacionais debatem as questões da Ética e Responsabilidade Social
Publicado em: 22 Junho 2017

No início do mês de junho (dias 8 e 9) decorreu, no auditório da Biblioteca Almeida Garret – Porto, o 4º simpósio de Investigação em Ética e Responsabilidade Social, uma organização conjunta da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO) e o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).

A realização deste congresso é a demonstração de que a ética e a responsabilidade social têm o seu espaço próprio. A importância destas temáticas tem vindo a crescer e a assumir novos formatos junto das organizações e da sociedade. Paralelamente, o repto do ensino contemporâneo já não é apenas a transmissão de informação. É necessário assumir uma atitude de mudança que pressupõe uma abertura à sociedade, num mundo cada vez mais pluricultural, mais tecnológico, mais competitivo, mas também, muitas vezes, mais desigual e complexo.

O simpósio contou com 10 sessões paralelas, uma sessão de posters e duas sessões especiais com oradores convidados, estando representadas cerca de 25 instituições distintas. A professora Marta Rey-Garcia, da Universidade da Corunha, fez uma apresentação sobre as fronteiras da ética e da responsabilidade social, contribuindo para este momento de reflexão sobre uma temática tão atual. O engenheiro José Figueiredo Soares, provedor de Ética da EDP, fez uma apresentação mais focada nas práticas da ética levadas a cabo pela EDP.

Na sessão de encerramento foi anunciada a realização da 5ª edição do simpósio que irá acontecer em maio de 2019 no ISCTE – Lisboa.