Entrada > Notícias > Iolanda Rocha venceu o prémio Best Paper do ESTG Masters
Publicado em: 17 Março 2021

Iolanda Rocha venceu o prémio Best Paper do ESTG Masters

Iolanda Rocha, Estudante de mestrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto foi distinguida com o prémio Best Paper em mais uma edição do ESTG Masters.

O prémio Best Paper do Mestrado em Gestão de Projetos na 11ª edição do ESTG Masters foi entregue ao artigo: “Como avaliar a sustentabilidade dos projetos? À descoberta dos KPIs” de Iolanda Rocha, em coautoria com José Ângelo Pinto. Os prémios Best Paper são atribuídos ao melhor artigo apresentado no ESTG Masters por cada curso de mestrado da Escola e consiste no reembolso do pagamento de uma inscrição em conferência/formação, no valor máximo de 300€.

Muitos parabéns Iolanda e muitos sucessos!

Ficamos com o seu testemunho sobre esta experiência académica.

"O meu percurso académico até ao momento envolveu licenciatura, mestrado e doutoramento na área da Biologia. Após o doutoramento, surgiu a necessidade e a vontade de investir numa área diferente e em que pudesse aplicar algumas das valências adquiridas até ao momento. Assim, elegi o Mestrado em Gestão de Projectos como a principal aposta. Como na ESTG este mestrado se realiza em pós-laboral, consegui manter a actividade profissional em biologia, o que me colocou desafios extra na gestão de tempo, com algum prejuízo com o equilíbrio da vida pessoal, já que é um mestrado exigente no que toca ao tempo que exige para a sua realização.

Dado o meu percurso, a escolha do tema de tese ('Como avaliar a sustentabilidade nos projectos?) surgiu de forma natural, como uma tentativa de unificar os conhecimentos adquiridos no campo da biologia com os conhecimentos em gestão de projecto. Por outro lado, queria uma tese que fosse aplicável aos problemas actuais e, sendo que a sustentabilidade está na ordem do dia, resolvi enveredar por esta temática e contribuir com mais um passo na direcção de uma sociedade mais sustentável.

No futuro, espero conseguir ajudar alguma organização ou empresa a fazer a transição efectiva de uma gestão de projectos tradicional para uma gestão de projectos assente na sustentabilidade, usando como base o trabalho que irei desenvolver ao longo da tese.

Este prémio e todo o percurso no mestrado não seriam possíveis sem o apoio da família, do meu companheiro Nuno Abreu, dos amigos de sempre e dos amigos que se formaram no MGP que partilham dos mesmos desafios, e dos docentes, especialmente do meu orientador, Prof. José Ângelo Pinto, que me ajudou, guiou e puxou por mim durante o desenvolvimento do tema da tese e, especificamente, no desenvolvimento do artigo que me deu este prémio."

Iolanda Rocha, estudante do Mestrado em Gestão de Projetos | 20-03-2021