Entrada > Notícias > João Domingues venceu o prémio Best Paper no ESTG Masters
Publicado em: 16 Março 2022

João Domingues venceu o prémio Best Paper no ESTG Masters

João Domingues, estudante de mestrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, foi distinguido com o prémio Best Paper em mais uma edição do ESTG Masters.

O prémio Best Paper do Mestrado em Gestão das Organizações do 3º Setor, na 12ª edição do ESTG Masters, foi entregue ao artigo: “As Práticas de Governance nas Fundações Portuguesas: uma abordagem conceptual e prática do setor” do Estudante João Domingues em coautoria com Amélia Carvalho.

Os prémios Best Paper são atribuídos ao melhor artigo apresentado no ESTG Masters por cada curso de mestrado da Escola e consiste no reembolso do pagamento de uma inscrição em conferência/formação, no valor máximo de 300€.

Muitos parabéns João Domingues e muitos sucessos!

Ficamos com o seu testemunho sobre esta experiência académica.

Após a conclusão da Licenciatura em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro decidi abraçar um novo desafio e prosseguir o meu percurso académico na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, mais concretamente no Mestrado em Gestão das Organizações do 3º Setor. A escolha pela ESTG enquanto estabelecimento de ensino é fruto de um feedback muito positivo recebido por parte de um amigo e ex-aluno da escola. Já a tomada de decisão pela frequência no mestrado em questão deriva do interesse pelo campo da gestão, da possibilidade de no futuro poder vir a assumir um cargo de governance numa organização sem fins lucrativos e da oportunidade de poder contribuir para o desenvolvimento da minha área de formação base, dada a complementaridade de ambos os domínios de atividade. Também o facto de o mestrado já ter recebido menções honrosas e premiações contribuiu para a minha decisão.

Relativamente à dinâmica do mestrado, considero que a divisão coerente entre a teoria e a prática, com momentos de debate, permitem a partilha de conhecimentos e, simultaneamente, a fomentação de um espírito crítico. Nesta linha de pensamento, a escola e o seu Centro de Investigação (CIICESI) idealizaram o ESTG Masters com o objetivo de permitir aos seus mestrandos a apresentação e discussão dos trabalhos de investigação no âmbito das suas dissertações.

Na 12ª Edição deste evento tive o privilégio de apresentar o artigo “As Práticas de Governance nas Fundações Portuguesas: uma abordagem conceptual e prática do setor”, que acabou por ser distinguido com o prémio “Best Paper”. O nonprofit governance representa uma temática de interesse emergente no seio do Terceiro Setor e que revela uma carência de contributos científicos nesta área de investigação. Deste modo, optou-se por realizar uma revisão sistemática da literatura com recurso ao método de análise bibliométrica, viabilizando assim a construção de um mapeamento teórico da estrutura conceptual associada ao nonprofit governance. No futuro, será realizada a parte empírica desta investigação, de forma a fornecer uma abordagem conceptual e prática do setor fundacional português relativamente às suas práticas de governance.

Por fim, aproveito para transmitir uma palavra de alento, reconhecendo o mérito e empenho de todos os meus colegas de mestrado e também para agradecer a excelência do corpo docente, em especial à Prof.ª Doutora Marisa Ferreira, enquanto diretora do mestrado, pela capacidade de liderança demonstrada ao longo do tempo e à Prof.ª Doutora Amélia Carvalho, minha orientadora, por todo o apoio, orientação e exigência, fatores indispensáveis para o sucesso de qualquer aluno no decurso do seu percurso académico.

Saudações Académicas.”

João Domingues, estudante do Mestrado em Gestão das Organizações do 3º Setor – 14-03-2022