Entrada > Notícias > João Gonçalves @ Erasmus República Checa
Publicado em: 24 Abril 2020

João Gonçalves @ Erasmus República Checa

João Gonçalves, estudante da ESTG, a escola de Tecnologia e Gestão do P.PORTO está em mobilidade Erasmus na República Checa.

A frequentar o 3º ano da Licenciatura em Sistemas de Informação para a Gestão, João Gonçalves decidiu apostar numa mobilidade Erasmus na República Checa – Liberec.

Chegado a Liberec, e à a Universidade de Liberec, Technical University Of Liberec (TUL), Daniel encontrou desafios a vários níveis, que nos descreveu na primeira pessoa.

Em primeiro lugar, fui obrigado a descobrir autonomamente uma realidade completamente distinta daquela que até hoje conhecia. Além disto, necessitei de aprofundar, não só a minha capacidade para comunicar verbalmente, mas também os meus conhecimentos em Inglês, dado que grande parte das pessoas nesta cidade desconhecia a língua portuguesa. Contudo, graças à ESN e ao projeto “Buddies” obtive ajuda de um estudante residente.

No que diz respeito ao alojamento, acabei por ficar a viver durante este período de tempo numa residência, na qual se encontrava, igualmente, uma grande comunidade de estudantes portugueses, também em Erasmus. Partilhei o meu apartamento com três portugueses e mais dois estudantes estrangeiros de diferentes nacionalidades (Alemã e Turca).

Devido aos eventos proporcionados pela ESN fui estabelecendo maior contacto com estudantes de outras nacionalidades, o que me permitiu, inclusivamente, criar novas amizades.

O contacto entre os vários estudantes de Erasmus possibilitou a todos conhecer as mais variadas culturas em relação a vários aspetos: gastronomia, religião, convívio, comportamento dentro de cada sociedade e, principalmente, respeito.

A meu ver, a Universidade de Liberec, Technical University Of Liberec (TUL), é uma excelente universidade e concede aos alunos inúmeras oportunidades: possibilita uma boa aprendizagem, nomeadamente, através da facilidade em termos aulas em Inglês, bem como nos permite aprender e praticar a língua materna da República Checa.

Assim, considero que a experiência de poder ser um estudante em Erasmus mudou a minha vida, tanto a nível profissional, como a nível pessoal e social."