Entrada > Notícias > Lançamento da primeira pedra da ampliação da ESTG
Publicado em: 12 Abril 2023

Lançamento da primeira pedra da ampliação da ESTG

No dia 11 de abril de 2023, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto (P.PORTO) realizou a cerimónia de lançamento da primeira pedra da ampliação das suas instalações.

O evento iniciou no Auditório Prof. Doutor Luís Soares e contou com a presença de importantes personalidades, incluindo Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, António Cunha, Presidente da CCDR-N, Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, e Paulo Pereira, Presidente do Politécnico do Porto.

O investimento inicial para a ampliação é de quatro milhões de euros, sendo o maior investimento em ensino superior público na região do Tâmega e Sousa. As novas instalações incluirão um conjunto de salas de aula para reforçar a atividade letiva da Escola, bem como o primeiro Centro de Transferência de Conhecimento e Tecnologia dedicado à promoção do aumento da competitividade das empresas da região.

Paulo Pereira, Presidente do Politécnico do Porto, afirmou que "com este investimento consolidamos o ensino superior público nesta Região, fator central para o seu desenvolvimento social e económico". O Presidente destacou a estratégia do Politécnico do Porto de se aproximar mais da comunidade do Tâmega e Sousa, afirmando que "queremos ter o Politécnico mais junto das pessoas!".

Luís Lima, Presidente da ESTG, sublinha que “é um momento especial para a Comunidade Académica, bem como para todos os que acreditam na importância do ensino superior público como motor de desenvolvimento económico e social da região”. Num agradecimento geral pela colaboração das pessoas e instituições que desenvolvem esforços neste projeto, o Presidente destacou o trabalho do Presidente do P.PORTO na liderança do processo, agradecendo a António Cunha e  Pedro Dominguinhos os apoios no âmbito do PRR e do Norte 2020 e ao Presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, pelo apoio ao longo de todo o processo.  “Este é um exemplo notável de como o financiamento público pode ser usado para criar um impacto positivo na sociedade”, afirmou o Presidente

Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, afirma que este é um momento de real importância também para o seu executivo que acompanha o projeto, de uma forma muito próxima, desde o início do seu mandato, no ano de 2018.

Seguiu-se a Apresentação do Projeto de Ampliação da ESTG, pela voz do Arquiteto Rodrigo Patrício.

Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, partilhou com os presentes uma previsão para o lançamento ou adjudicação da construção da residência estudantil, no Campus da ESTG, para o final do ano, identificando esta situação como um entrave e uma preocupação, por parte dos estudantes deslocados, no acesso ao ensino superior.

António Cunha, Presidente da CCDR Norte, identifica esta empreitada como “importante para a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, para o Politécnico do Porto, para Felgueiras, para o Tâmega e Sousa, para a região Norte, e para o País, sendo um projeto feito numa importantíssima região industrial”. António Cunha afirmou também que o Tâmega e Sousa é uma região onde o investimento em ensino superior terá de ser maior e mais efetivo por exigência da população existente.