Entrada > Notícias > O desafio “Healthy & Tasty” da Dona Fruta
Publicado em: 09 Junho 2021

O desafio “Healthy & Tasty” da Dona Fruta

Uma equipa formada por estudantes de diferentes escolas de todo o Politécnico do Porto, orientados pela docente da ESTG, Alexandra Braga, resolveram o desafio “Healthy & Tasty” apresentado pela empresa Dona Fruta, no âmbito do projeto Link Me Up – 1000 ideias.

A Dona Fruta, uma marca da empresa Manuel Nunes da Costa, Lda., criou e apresentou à equipa de estudantes participantes do projeto Link Me Up – 1000 ideias, sob supervisão de Alexandra Braga, o desafio “Healthy & Tasty”.

O desafio “Healthy & Tasty” baseia-se na premissa de que a mudança na alimentação para um regime mais saudável exige uma mudança na mentalidade das pessoas, mas também uma adaptação por parte das empresas através de soluções que vão de encontro às suas necessidades. As exigências de um dia-a-dia cada vez mais preenchido, têm-se revelado uma oportunidade de crescimento na entrega de refeições prontas e saudáveis em casa e nos locais de trabalho.

Este desafio deixou os estudantes a refletiram sobre a possibilidade de as empresas disponibilizarem e garantirem a entrega de refeições à base de frutas e vegetais, saborosas e prontas para o consumo, bem como a disponibilização de diferentes formatos que fossem de encontro às necessidades e às mudanças de comportamento dos consumidores. As pessoas têm uma maior preocupação em manter uma alimentação saudável, mas nem sempre têm tempo para a preparação dos produtos ou até para a deslocação às lojas, sendo as frutas e vegetais produtos alimentares saudáveis e essenciais na alimentação.

Ao longo de 10 semanas, Alexandra Braga, “facilitadora” do desafio, na ESTG, acompanhou a equipa de estudantes, que contactaram ainda com outros membros do CIICESI, Marisa Ferreira, Vítor Braga e Ricardo Santos, que trouxeram um valioso contributo para o desenvolvimento da solução.

O processo culminou com a apresentação final da ideia da equipa à Dona Fruta, num encontro realizado na semana passada, com a entrega de um relatório final e de um protótipo.

A solução apresentada passa pela criação de um cabaz semanal, em madeira, com diferentes tamanhos de acordo com a necessidade de cada consumidor. Trata-se de um cabaz desenvolvido e desenhado para famílias que desejam melhorar ou manter uma alimentação saudável, respeitando as questões da sustentabilidade e com preocupações ambientais. Além disso, é complementado com uma revista de receitas saudáveis disponibilizadas através um QRcode.

No total 7 estudantes da ESTG, do Mestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarial (Ana Vieira, Carlos Ribeiro e Eduardo Barbosa), da Licenciatura em Ciências Empresariais (Rafael Gomes e Leonor Faria), da Licenciatura em Engenharia Informática (Lúcia Maduro Pereira) e da Licenciatura em Segurança do Trabalho e Ambiente (José Pedro Queirós) integraram as equipas multidisciplinares do projeto que junta estudantes, docentes e investigadores de todas as Escolas do Politécnico do Porto.

Parabéns a todos pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 2 meses. O projeto terá continuidade no próximo semestre, prevendo-se um total de 6 edições em 3 anos.