Entrada > Notícias > Marta Moreira venceu o prémio Best Paper no ESTG Masters

Marta Moreira venceu o prémio Best Paper no ESTG Masters

Marta Moreira, estudante de mestrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, foi distinguida com o prémio Best Paper em mais uma edição do ESTG Masters.

O prémio Best Paper do Mestrado em Solicitadoria, na 12ª edição do ESTG Masters, foi entregue ao artigo: O tratamento fiscal das procurações irrevogáveis, em sede de IMT” da estudante Marta Moreira em coautoria com Patrícia Anjos Azevedo.

Os prémios Best Paper são atribuídos ao melhor artigo apresentado no ESTG Masters por cada curso de mestrado da Escola e consiste no reembolso do pagamento de uma inscrição em conferência/formação, no valor máximo de 300€.

Muitos parabéns Marta Moreira e muitos sucessos!

Ficamos com o seu testemunho sobre esta experiência académica.

“Iniciei a minha vida académica em 2017, quando ingressei na ESTG na Licenciatura em Solicitadoria. No final da Licenciatura decidi inscrever-me no Mestrado em Solicitadoria, uma vez que o mercado de trabalho é cada vez mais competitivo e exigente.

No âmbito do Mestrado, encontro-me a desenvolver o meu Projeto Avançado, na área do Direito Fiscal, sob a égide: ‘’O tratamento fiscal das procurações irrevogáveis, em sede de IMT’’. A escolha desta área versou, sobretudo, numa forma de desafio, dado que reconhecia que, dentro das áreas de Direito estudadas, o Direito Fiscal seria a área sobre a qual necessitaria de aprofundar mais os meus conhecimentos, não por não ter tido sucesso na parte letiva, mas pelo facto de ser uma área em constante mutação. No fundo, a escolha deveu-se, em grande parte, a uma tentativa de sair da minha zona de conforto.

O Projeto Avançado tem em vista dissecar o regime fiscal das procurações irrevogáveis, bastante utilizadas, na prática, ao abrigo do antigo Imposto Municipal de SISA e após a Reforma da Tributação do Património. No entanto, a aludida utilização tem vindo a ser alvo de decréscimo, especialmente porque os contribuintes, nos dias de hoje, pretendem uma maior simplicidade, rapidez e segurança na execução dos seus atos e, desta forma, preferem diretamente a outorga de Contratos-Promessa Compra e Venda.

O prémio Best Paper do ESTG Masters, neste caso, em Solicitadoria, traduziu o estudo, força e dedicação, que me têm vindo a acompanhar no desenvolvimento deste trabalho e ao longo de todo o meu percurso académico. A Profª Doutora Patrícia Anjos Azevedo contribuiu muito para que este prémio me fosse atribuído, pela sua orientação, disponibilidade, motivação e confiança depositada. Foi e continua a ser verdadeiramente incansável!

Futuramente, perspetivo encontrar trabalho na área do Direito, primeiramente porque se assiste a uma valorização do Grau de Mestre. Além disso, considero que, em qualquer uma das áreas do Direito, terei êxito, pois tenho a certeza de que sairei desta instituição com as melhores bases possíveis para o contacto com a vida prática.

Marta Moreira, estudante do Mestrado em Solicitadoria – 11-03-2022