Entrada > Notícias > Matemática para a Indústria volta à ESTG em julho de 2023
Publicado em: 22 Março 2023

Matemática para a Indústria volta à ESTG em julho de 2023

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto organiza mais uma edição do ESGI (European Study Group with Industry), de 03 a 07 julho de 2023.

O ESGI é um evento que reúne investigadores das mais diversas áreas da matemática e especialistas da indústria para trabalhar em desafios complexos enfrentados por empresas e organizações. Trata-se de uma iniciativa da European Consortium for Mathematics in Industry (ECMI) com o objetivo de promover a colaboração entre a academia e a indústria, estimular a inovação e fornecer soluções para problemas do mundo real, usando a matemática e outras técnicas quantitativas.

Este evento é internacionalmente reconhecido como um método de transferência de tecnologia entre a Matemática e a Indústria. Durante o evento, representantes da indústria apresentam um problema para o qual uma equipa de investigadores trabalha para desenvolver soluções e recomendações de caminhos a seguir. A abordagem colaborativa e interdisciplinar do ESGI tem sido bem-sucedida na resolução de muitos desafios industriais complexos, incluindo problemas relacionados com produção, agricultura, engenharia, finanças, logística, entre outros. Além disso, o ESGI oferece às empresas a oportunidade de usufruírem do trabalho de investigadores, conhecedores das técnicas mais inovadoras, em problemas práticos da sua organização, a baixo custo, potenciando parcerias e projetos inovadores em conjunto.

Neste momento a ESTG está a receber inscrições de empresas interessadas em propor os seus desafios para potencialmente serem tratados e solucionados no ESGI.

Haverá duas sessões de esclarecimento designadas “preESGI - from Academy to Industry”, em parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, em Felgueiras, com data a agendar durante o mês de maio, e outra em parceria com o Instituto Empresarial do Tâmega, em Amarante, no dia 14 de Abril de 2023. As organizações interessadas poderão participar, sem qualquer custo. Nestas sessões será explicado genericamente em que consiste o evento ESGI e serão apresentados alguns casos de sucesso, de desafios resolvidos em ESGI anteriores. Poderão ainda ser esclarecidas todas as questões, discutidos possíveis desafios a propor para o ESGI deste ano, e explicada a forma como as empresas podem apresentar desafios.

Lembramos que esta é a segunda vez que a ESTG está envolvida na organização deste evento, que em 2016 contou com a participação de seis parceiros industriais e reuniu dezenas de especialistas em matemática.

Oferecemos, agora novamente, a oportunidade à indústria de usufruir das competências destes especialistas e receber feedback inovador e diferenciado, adequado ao seu problema concreto!

 

ESGI.ESTG.IPP.PT

Combined Shape

Navigation