Entrada > Notícias > Na ESTG podes aprender matemática a qualquer hora e em qualquer sítio!
Publicado em: 31 Outubro 2018

Na ESTG podes aprender matemática a qualquer hora e em qualquer sítio!

Docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) explica algumas matérias da área da Matemática em vídeos explicativos, que agora estão disponíveis para todos os estudantes matriculados na Escola.

“b-Mat@plicada” é um projeto elaborado pela docente Sidonie Costa, com o intuito de desenvolver novos processos educativos usando tecnologia digital e combater o insucesso escolar, conhecido por todos nas unidades curriculares ligadas à matemática.

Iniciado em 2015 na ESTG, o projeto b-Mat@plicada tem como principal finalidade ultrapassar as limitações do tempo e do espaço com o uso das novas tecnologias, permitindo aos estudantes da ESTG apreender/relembrar matérias da área da Matemática de uma forma simples e rápida, em qualquer altura e em qualquer lugar. Desta forma, pretende-se tornar a Matemática mais cativante, fornecer aos estudantes a possibilidade de aprender determinadas matérias ou de rever os conteúdos quando as dúvidas surgem e mostrar a utilidade da Matemática em casos reais.

A recetividade por parte dos estudantes das unidades curriculares dos cursos de Licenciatura, que nos últimos anos tiveram acesso aos vídeos explicativos foi muito positiva. A opinião de todos era unânime sobre a sua qualidade e utilidade no processo de aprendizagem:

“Torna-se mais simples perceber o que foi falado em aula e repetir vezes sem conta quando não é bem assimilado. A clareza e objetividade com que os assuntos são abordados torna fácil a sua compreensão. Adorei a ideia!”;

“Podemos ver e rever a matéria facilmente, de acordo com o assunto que desejamos, e no tempo que podemos. Deveriam fazer mais quizzes, para podermos ter uma ideia dos nossos conhecimentos.”

Neste momento estão disponíveis numa área comum do Moodle da ESTG, 22 vídeos, que incidem sobre: regras de derivação, integração, equações diferenciais, sistemas e matrizes, a que todos os estudantes com matrícula na ESTG têm acesso. Existem ainda alguns quizzes para que os estudantes possam testar os conhecimentos adquiridos.

Bons estudos!