Entrada > Notícias > [NOVA DATA] Curso | Técnicas de Melhoria Contínua

Nome do Contacto

Telefone do Contacto

Adicionar evento ao calendário

A IBS - Industry Business School, escola de negócios da Escola Superior de Tecnologia e Gestão lança um curso sobre Técnicas de Melhoria Contínua, com início a 27 de maio e duração de 32 horas, em formato b-learning.

O curso de média duração de Técnicas de Melhoria Contínua é uma formação que pretende dotar profissionais com competências LEAN específicas de rápida implementação nas suas empresas/atividades, promovendo assim a qualificação e competitividade da indústria na região do Tâmega e Sousa. Ao longo de quatro módulos de formação, iremos dotar os formandos com conhecimentos e competências práticas para iniciarem o percurso da melhoria contínua com foco na Abordagem Lean Thinking. Para potenciar a compreensão e a rápida implementação das ferramentas, pelos participantes, o curso terá sessões realizadas em sala e sessões práticas em ambiente fabril, combinando o conhecimento teórico com a aplicação prática. O curso irá fornecer uma compreensão fundamental das principais metodologias LEAN, desenvolvendo as capacidades dos participantes para que possam liderar as iniciativas de melhoria e a mudança nas suas organizações.

Formadores

Iva Nogueira Costa, Senior Consultant

Nuno Andrade, Hozen;

Wellington Alves, ESTG P. PORTO

Destinatários

Profissionais inseridos no meio organizacional industrial; Técnicos especializados de PME, incluindo microempresas; Empresários e empreendedores; Profissionais com interesse em desenvolver competências nas áreas de melhoria contínua; Recém-formados com interesse nos temas em causa; Estudantes de licenciatura ou mestrado.

Objetivos

Este curso irá fornecer uma compreensão fundamental das principais metodologias LEAN, desenvolvendo as capacidades dos participantes para que possam liderar as iniciativas de melhoria e a mudança nas suas organizações.

Este curso irá concentrar-se no fortalecimento das seguintes competências: Compreender os desperdícios e sua importância na produção; Identificar e analisar desperdícios num processo de produção e num processo administrativo; Aprender como eliminar desperdícios para melhorar a eficiência e a qualidade; Desenvolver habilidades práticas para aplicar o conceito de Lean Manufacturing; Compreender o conceito das metodologias 6S e SMED; Aprender a implementar a metodologia 6S; Compreender as linhas de orientação para implementação de uma metodologia SMED; Reconhecer o potencial transformador do VSM na cultural de uma organização; Apreender os passos técnicos, bem como os princípios e metodologias que permitem elevar o VSM de uma mera ferramenta, para uma prática de gestão dinamizadora de uma Cultura de Excelência; Aprender as técnicas de implementação de uma estratégia VSM.

Plano de Estudos

Cada módulo tem a duração de 8horas.

Módulo 1 – Princípios da Melhoria Contínua e 8 desperdícios - Início a 27 de maio

• Introdução ao Lean Manufacturing;
  • Os desperdícios – conceitos, definições e exemplos
  • Metodologia para identificação de desperdícios, conceitos e prática simulada
  • Análise de desperdícios, conceitos e prática simulada
  • Eliminação de desperdícios, conceitos e prática simulada
  • Planeamento de ações
  • Estudo de caso e relatório de resultados

Módulo 2 – Ferramenta Lean - 6´S - Início a 3 de junho

• Visão geral de um programa 6S
  • Conceitos Básicos dos 6 S's
  •  Estrutura e Organização de cada “S”
  • Desenvolvimento e Aplicações
  • Metodologia dos 6 S's
  • Aplicação prática em ambiente fabril

Módulo 3 – Ferramenta Lean – SMED - Início a 12 de junho

• Conceitos do SMED
  • As mudanças (Formato/Produto/Série)
  • As equipas SMED
  • As operações Internas e Externas
  • Observação e Filmagem dos Setups
  • Converter operações Internas em Externas
  • Eliminação de Ajustes e Apertos
  • Simplificação dos Mecanismos
  • Planos de Ação
  • Roteiro e sequência das operações de Setup
  • Aplicação prática em ambiente fabril

Módulo 4 – Value Stream Mapping – VSM - Início a 17 de junho

• Fundamentos Teóricos
  • Planeamento do VSM
  • Compreensão do Estado Atual
  • Desenho do Estado Futuro
  • Elaboração do Plano de Transformação
  • Execução do Plano de Transformação
  • Realização de casos práticos

Duração, Datas e Local

32horas, com aulas presenciais, no Instituto Empresarial do Tâmega, nos dias 27 de maio e 21 de junho, das 19h00 às 21h30

• Aulas online, nos dias 29 de maio, 3, 12 e 19 de junho das 19h00 às 22h; e nos dias 31 de maio e 17 de junho das 19h00 às 21h30.
  • Sessões em empresas, nos dias 5 e 14 de junho, em ambiente industrial, em horário a definir.

O Curso é conferente de 3 ECTS

Valores associados

350 €*

Possibilidade de inscrição em cada um dos quatro módulos de 8 horas de forma isolada, sujeito a 145€ por módulo, sem atribuição de ECTS

* Desconto de 10% a associados e instalados do IET; e a estudantes, docentes, funcionários e alumni P. PORTO

Possibilidade de atribuição de Bolsas de Incentivo no Âmbito do Programa PRR – ESTG: Todos as pessoas que realizem um curso IBS são candidatas à atribuição de bolsas de incentivo PRR. Saiba mais no site da IBS

Consulte a nossa política de devoluções AQUI!

INSCRIÇÕES ATÉ DIA 19 DE MAIO DE 2024

INSCRIÇÕES AQUI!

Se tiver dúvidas contacte-nos: secretariado_ibs@estg.ipp.pt

ampn