Entrada > Notícias > Novo CTeSP na ESTG: Informática Jurídica
Publicado em: 23 Junho 2022

Novo CTeSP na ESTG: Informática Jurídica

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto disponibiliza um novo Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), em Informática Jurídica, com candidaturas abertas já para o próximo ano letivo 2022/23.

Os CTeSP da ESTG têm cada vez mais procura por parte dos estudantes do ensino secundário, em especial os estudantes do ensino profissional, que contam com mais uma opção para ingresso na nossa Escola. Este novo curso terá funcionamento nas instalações da ESTG.

O novo curso em Informática Jurídica tem o enfoque principal na formação destinada ao exercício de uma atividade profissional na área jurídica, facilitando a inserção no mercado de trabalho competitivo e exigente. A exponencial expansão das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) a todas as áreas de atividade humana, lançando extraordinários desafios e oportunidades, representa um acrescido desafio para entidades públicas e privadas. Neste contexto, a ESTG avança com esta nova formação de nível V do Quadro Nacional de Qualificações.

Podem candidatar-se aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), os interessados com o 12º ano completo, os diplomados dos Cursos de Especialização Tecnológica e os candidatos aprovados nas provas Maiores de 23 anos. Os CTeSP têm a duração de quatro semestres letivos, incluindo estágio de um semestre letivo e a sua conclusão confere um Diploma de Técnico Superior Profissional, com qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

Os diplomados neste curso terão como possíveis saídas profissionais, o Secretariado jurídico em gabinetes de Advogados, Solicitadores e/ou Imobiliárias, Departamentos Jurídicos e/ou de Recursos Humanos de uma empresa ou entidade pública, entre outras.

Os estudantes que tenham o intuito de prosseguir os seus estudos poderão concorrer às Licenciaturas com o benefício de lhe serem atribuídas creditações.

O curso tem uma duração de dois anos letivos, correspondentes a 120 ECTS e está organizado segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e ainda com o estágio de seis meses em contexto de trabalho. As candidaturas aos Curso Técnico Superior Profissional da ESTG estarão disponíveis muito em breve.