Entrada > Notícias > Online Dispute Resolution Hackathon 2022
Publicado em: 07 Outubro 2022

Online Dispute Resolution Hackathon 2022

O evento - Online Dispute Resolution Hackathon 2022 - decorre no âmbito do projeto "E-Justice ODR Scheme”, desenvolvido em consórcio com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, três instituições de ensino superior europeias e uma sociedade de advogados com sede na República Checa.

As inscrições para o evento organizado pelo Instituto de Informática, Robótica e Cibernética da Universidade Técnica de Praga estão abertas até ao dia 12 de outubro, e podem ser feitas AQUI! Podem participar os estudantes do Politécnico do Porto, de forma remota, enquanto membros de uma das instituições parceiras.

O desafio proposto aos participantes é pensar e desenhar as próximas aplicações a desenvolver para a área da Resolução Alternativa/Online de Conflitos. Este tipo de aplicações vai permitir, no futuro, não apenas fazer a gestão dos dados pessoais de cada utilizador, mas ainda facilitar o acesso à justiça, nomeadamente através de aplicações baseadas em Inteligência Artificial para negociação automática, gestão e pesquisa de informação entre outras.

Lembramos que o projeto E-Justice ODR Scheme”, é financiado pela Comissão Europeia através do programa JUST. Pretende-se com o projeto proceder à modelação digital dos processos judiciais que resultará num acesso mais equitativo à justiça e ao evoluir dos tribunais online que ainda são um fenómeno relativamente recente na União Europeia.