Entrada > Notícias > Parabéns ESTG pelos 24 anos!
Publicado em: 21 Novembro 2023

Parabéns ESTG pelos 24 anos!

A sessão comemorativa do 24.º aniversário da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, decorreu no dia 17 de novembro, onde se juntou a academia, as empresas e vários agentes da sociedade civil.

Luís Lima, Presidente da ESTG, iniciou a sessão com um agradecimento pela presença de todos os que encheram a plateia e se associaram à comemoração. “Os indicadores dos últimos anos sobre o desempenho da Escola testemunham que temos trilhado o caminho certo”. O Presidente assinalou o aumento contínuo da internacionalização dos cursos, com um número recorde de estudantes internacionais, e o incremento da investigação científica. Ressalvou ainda “a relação estreita com os Municípios do Tâmega e Sousa, bem como as parcerias com várias empresas e instituições locais, no âmbito da formação, da investigação e da prestação de serviços, com ênfase para a papel da escola de negócios da ESTG, a Industry Business School”. Por último uma palavra sobre as futuras instalações da ESTG, agradecendo o esforço de todos os envolvidos na expansão e qualificação do novo espaço, “a 1ª fase da obra, que incluirá três laboratórios equipados com tecnologia digital, Lean Factory 4. 0, Cibersegurança e Análise Forense e Realidade Virtual Aumentada”, bem como o projeto de construção da residência estudantil.

Várias foram as entidades da sociedade presentes na cerimónia, como os Deputados António Lopes Faria e Márcia Passos; o Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, e Vereadores das Câmaras Municipais da região do Tâmega e Sousa, Vice-Presidentes e Pró-Presidentes do Politécnico do Porto; Presidentes e Vice-Presidentes dos Órgãos de Gestão das oito Escolas do P.PORTO; Diretor da Fundação AEP, Diretora Executiva do CETS e dos Presidentes dos Institutos e Associações Empresariais locais;  dos representantes da Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras, da Unidade Local da ACT do Porto, da Autoridade Tributária, das Ordens Profissionais - Contabilistas, Engenheiros Técnicos, Solicitadores e Agentes de Execução; Diretor do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude; Presidentes da Associação Humanitária dos Bombeiros da Lixa, das Instituições de formação e ensino da região; e ainda representantes de empresas e de organizações da sociedade civil.

Hugo Leal, Presidente da Associação de Estudantes da ESTG deixou os parabéns à Escola, agradecendo, em nome dos estudantes, a todas as pessoas responsáveis pelo sucesso e crescimento visível da ESTG. Dirigindo-se em particular ao Presidente da CIM do Tâmega e Sousa, lembrou a necessidade da criação de um documento estratégico onde os jovens possam trabalhar em colaboração com os agentes políticos da região na criação de projetos sustentáveis.

Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, centrou, como tem sido já habitual, o seu discurso nas pessoas que tornaram a ESTG no que ela é hoje! O Presidente salientou a necessidade de uma maior sinergia entre as instituições de ensino e as empresas. Nuno Fonseca declarou que a incubadora tecnológica, a ficar finalizada, é motor de evolução tecnológica do concelho de Felgueiras, que se destaca assim dos concelhos vizinhos, deixando o desafio às empresas para colaborarem de uma forma mais próxima e presente com a Escola. O Presidente da Câmara transmitiu ainda que o Município de Felgueiras está a desenvolver esforço no sentido de “reforçar a capacidade que vai ser instalada nas residências estudantis, com mais 50 lugares de alojamentos para estudantes das instituições de ensino em Felgueiras”.

O Presidente do P.PORTO, Paulo Pereira, deixou uma palavra ao Presidente da ESTG e à sua equipa da Presidência, “pela qualidade com que tem sabido valorizar e orientar esta tão prestigiante Escola, perspetivando com determinação um desenvolvimento assertivo do futuro e contribuindo para alcançar ainda mais elevados níveis de prestígio e reconhecimento nacionais e internacionais.

A ESTG é um exemplo do impulso que as instituições de ensino superior têm tido, quer no desenvolvimento das regiões onde estão inseridas, quer no decisivo contributo que representam para o desenvolvimento científico e tecnológico da indústria e das populações.” – continuou o Presidente do P.PORTO, reiterando novamente a necessidade premente das infraestruturas para desenvolver a missão da ESTG, esperando que a próxima celebração do Aniversário seja já nas novas instalações. “O investimento previsto para esta expansão situa-se na ordem dos 5,5 milhões de euros”.

Pedro Machado, Presidente da Câmara Municipal de Lousada, com uma intervenção nesta cerimónia enquanto Presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, começa por afirmar, de uma forma convicta, que a ESTG “não é apenas uma Escola de Felgueiras, sendo uma instituição de referência para o concelho, mas cada vez mais uma instituição de referência para o território”. “Temos na região uma dinâmica muito interessante do ponto de vista demográfico, que é um dos principais problemas do país. Com um trabalho conjunto, em articulação com o ensino superior, conseguimos convergir no sentido de aumentar os níveis de desenvolvimento, apressando o crescimento da região para rapidamente estarmos a nível da média nacional.”, mostrando-se muito entusiasmado com todas as colaborações já existentes com o Politécnico do Porto “o vosso sucesso é o sucesso de toda esta região. Parabéns!”.

A cerimónia seguiu com a entrega da Homenagem aos colaboradores que cumpriram 10 e 20 anos ao serviço da ESTG.

O protocolo entre a ESTG e o Município de Felgueiras permitiu a entrega de mais sete prémios de mérito no valor de 1000€, aos estudantes residentes no concelho, que ingressaram no 1º ano com a nota mais elevada em cada uma das Licenciaturas da nossa Escola.

Terminámos a tarde com a atuação da Tuna Masculina da ESTG e com o Bolo de Aniversário. Parabéns ESTG!