Entrada > Notícias > Parceria Estratégica Erasmus +, UNIversities for Future WORk Skills 2020
Publicado em: 28 Outubro 2021

Parceria Estratégica Erasmus +, UNIversities for Future WORk Skills 2020

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto desenvolveu mais uma parceria estratégica Erasmus +.

UNIversities for Future WORk Skills 2020 - UNIFORS 2020 é um projeto implementado sob o programa Erasmus+, que combina uma colaboração entre cinco instituições de ensino superior e duas empresas de consultadoria, de seis países diferentes, com o objetivo de investigar como as instituições de ensino superior podem contribuir  para o desenvolvimento de soft skills, na academia, nas empresas assim como nas mais diversas organizações da União Europeia e avaliar quais os resultados dessa contribuição. Para tal, analisaram-se tendências de evolução e alterações do mercado de trabalho com o objetivo de que, futuramente, se formem recursos humanos com as competências transversais exigidas pelo mercado de trabalho.

De forma a implementar os pressupostos do projeto, foram conduzidos questionários entre os estudantes, docentes e empresários de forma a perceber quais as soft skills necessárias para o mercado de trabalho a partir de 2020.

A investigação foi usada para desenvolver módulos direcionados para as soft skills de trabalho em equipa, gestão do tempo, resolução de problemas, pensamento analítico, pensamento crítico, tomada de decisão, criatividade e comunicação interpessoal. Os resultados dos estudos foram divulgados na plataforma criada para o efeito de forma a que os diferentes interessados os possam consultar.

Ainda no âmbito da parceria foi desenvolvido um inovador curso para o desenvolvimento de soft skills para os estudantes em cada IES participante. Na ESTG, foram selecionados onze estudantes dos Cursos de Licenciatura em Engenharia Informática, Gestão Industrial e Logística, Sistemas de Informação para a Gestão, e Solicitadoria e do Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança. Sob monitorização dos docentes Nelson Duarte, Alexandra Braga e Carmo Silva, juntaram-se aos restantes estudantes das entidades parceiras, em Liège na Bélgica, durante uma semana em setembro, onde formaram grupos internacionais para desenvolvimento de propostas de soluções para casos de estudo colocados por empresas reais.

O projeto foi financiado pela Comissão Europeia, num valor total de 258,529 mil euros, sofrendo um atraso na execução motivado pela pandemia, pelo que será encerrado em novembro de 2021. Os docentes envolvidos pela ESTG foram Carla Pereira, Cristóvão Sousa, Teresa Barros e Vítor Braga.

A opinião do grupo docentes/estudantes foi unânime quanto à concretização dos objetivos propostos e quanto ao interesse em participar nestas iniciativas interculturais em prol do desenvolvimento das soft skills.