Entrada > Notícias > Pedro Mendonça venceu prémio Best Paper no ESTG Masters
Publicado em: 11 Março 2023

Pedro Mendonça venceu prémio Best Paper no ESTG Masters

Damos os parabéns ao nosso estudante do Mestrado em Gestão de Projetos pelo trabalho de investigação desenvolvido que lhe valeu a conquista do prémio Best Paper na edição de 2023 do ESTG Masters.

O prémio Best Paper do Mestrado em Gestão de Projetos, na 13ª edição do evento ESTG Masters, foi entregue ao artigo:""The Influence of Knowledge Management on Risk Management Results and Project Success in Portugal" do estudante Pedro Mendonça em coautoria com Vanda Lima.

Os prémios Best Paper são atribuídos ao melhor artigo apresentado no ESTG Masters por cada curso de mestrado da Escola e consiste no apoio ao pagamento de uma inscrição em conferência/formação, no valor máximo de 300€.

Muitos parabéns Pedro e continuação de muitos sucessos! Ficamos com uma breve entrevista sobre esta experiência académica:

## Deixa-nos uma breve descrição do trabalho desenvolvido

O trabalho que já foi desenvolvido para a dissertação começou no início do 1º semestre do 2º ano.

Numa primeira fase, com a leitura de muitos artigos de diferentes áreas dentro da gestão de projetos, com a finalidade de encontrar uma área que fosse simultaneamente interessante e em que existisse uma lacuna na literatura de forma a desenvolver trabalho que contribuísse para o conhecimento científico. Este período, diria, é talvez o que mais dúvidas e incertezas gerou e só com a ajuda do corpo docente é que foi possível encontrar o tema que atualmente estou a investigar.

Até ao momento, foi feito o levantamento do estado da arte e escrita a revisão da literatura, ainda que tenha a intenção de continuar a aprofundar o tema e melhorar o corpo do conhecimento já escrito.

Foi também realizada uma análise bibliométrica, cujo intuito foi aferir da evolução da produção cientifica, a trajetória da investigação neste campo, os principais autores e publicações.

## Em que medida o teu projeto contribui para uma sociedade melhor

A gestão de projetos, e fruto da enorme complexidade e incerteza que muitos projetos têm, acaba por ter taxas de sucesso relativamente baixas. Isto resulta no desperdício de recursos e oportunidades, mas também contribui para limitar o crescimento das organizações.

Este projeto tenta avaliar em que medida a gestão de risco é influenciada pela utilização de práticas adequadas de gestão de conhecimento e se isso resulta em mudanças no sucesso de projetos em Portugal.

Um dos principais contributos que se pretende alcançar é permitir que os profissionais e as organizações avaliem os benefícios potenciais da implementação de processos de gestão de conhecimento e gestão de risco, considerando estas áreas como áreas interligadas e não como entidades separadas dentro da organização.

Adicionalmente, espero que os resultados que advenham deste trabalho possam contribuir para o conhecimento cientifico, mas que também tenha resultados práticos, ajudando os gestores de projeto e as organizações a obter melhores resultados nos seus projetos.

## De que forma a escola/os professores contribuíram para este prémio

Todo o trabalho realizado só foi possível devido ao enorme contributo de todo o corpo docente do Mestrado em Gestão de Projetos, desde o 1º ano até este momento. Sem eles nunca teria sido possível agregar o conhecimento em gestão de projetos que permitisse uma boa investigação.

Apesar de já ter sido aluno da ESTG, na Licenciatura em Ciências Empresariais, e já ter uma opinião extremamente positiva, quer da escola quer do corpo docente, posso dizer que o mestrado dá aos alunos a possibilidade de trabalhar de forma ainda mais próxima dos docentes e estes são inexcedíveis quer na sua entrega e dedicação aos alunos, mas também no conhecimento que possuem.

Os alunos são constantemente desafiados a melhorar e a inovar e o resultado é um ambiente de constante partilha que eleva o trabalho de todos os alunos.

## Como perspetivas o futuro próximo

Com bastante otimismo e muita curiosidade.

Otimismo para a conclusão da dissertação e do mestrado, mas também para tentar aproveitar ao máximo as oportunidades que frequentar um mestrado permitem, nomeadamente submeter trabalho académico para conferência ou para publicação em revista.

Curiosidade para ver o que futuro reserva à ESTG, seja pelo início dos trabalhos de construção das instalações definitivas, seja pela possibilidade de outorgar o grau de doutor. Acredito que o melhor da ESTG está ainda por chegar.

## Como equilibras a tua vida profissional com a vida académica

Equilibrar a vida profissional e a vida académica é um desafio exigente e requer bastante

organização e dedicação do aluno, mas é um período com tantas recompensas que acaba por ser mais simples do que se possa imaginar.

Estabelecer prioridades, tanto no trabalho quanto na vida académica ajuda a garantir que se está focado no que é mais importante.

E não ter receio de pedir ajuda, seja aos professores, seja aos colegas. Todos os alunos estão a passar pelo mesmo e partilhar as dificuldades ajuda muito a tentar encontrar soluções.

Pedro Mendonça, estudante do Mestrado em Gestão de Projetos | 07-03-2023