A sessão reuniu representantes de PME e instituições da região, promovendo a partilha de conhecimento e boas práticas para aumentar a segurança digital.
Integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e coordenado a nível nacional pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), o projeto C-Network inclui sete Centros de Competências em Cibersegurança nas diferentes regiões do país, com o objetivo de reforçar as capacidades técnicas e estratégicas das entidades públicas e privadas.
Durante a ação em Penafiel, foram abordados temas como a identificação de vulnerabilidades, prevenção de ciberataques e capacitação das equipas locais. Segundo António Pinto, «Uma boa forma para iniciar a preparação da sua PME para a NIS 2. Uma obrigação a ser exigida a muitas PME num futuro muito próximo!».
A iniciativa do Centro de Competências em Cibersegurança Norte, desta vez promovida pela ESTG, pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela Associação Empresarial de Penafiel permitiu estreitar a ligação entre o Centro de Competências da Região Norte e o tecido empresarial e institucional do território, reforçando a proximidade e promovendo soluções adaptadas à realidade local.
Com estas ações no terreno, o C-Network procura criar uma rede colaborativa de defesa digital, promovendo a partilha de conhecimento, formação e apoio técnico especializado.
O projeto continuará a desenvolver atividades semelhantes no Norte, com o objetivo de fortalecer a resiliência cibernética das comunidades e organizações da região.

